Combustíveis

Petrobras reduz preço do querosene de avião em meio à crise no setor

O preço do combustível tem sido usado como argumento pelas companhias aéreas para que o governo auxilie o setor

 Nos últimos 12 meses a petroleira já reduziu o combustível em 30,3% -  (crédito:  Reprodução/AEROIN)
Nos últimos 12 meses a petroleira já reduziu o combustível em 30,3% - (crédito: Reprodução/AEROIN)

A Petrobras informou, nesta quinta-feira (1º/2), a redução do preço do querosene de aviação (QAV) em 0,4%, equivalente a R$ 0,014 por litro. O preço do combustível tem sido usado como argumento pelas companhias aéreas para que o governo auxilie o setor. Nos últimos 12 meses a petroleira já reduziu o combustível em 30,3%.

Na tentativa de abaixar os preços das passagens aéreas, o governo teria uma reunião nesta quinta-feira com a Petrobras e representantes de companhias, para discutir eventuais alterações nas condições do combustível, mas o encontro acabou não ocorrendo.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que na véspera havia defendido uma “discussão rigorosa” sobre o tema, reforçou que a questão das companhias aéreas não se trata só do combustível. “Temos que tratar considerando a natureza das empresas, a situação do setor aéreo e considerando principalmente a questão do preço das passagens no Brasil e a fórmula da composição de preço e o que representa o combustível nela”, disse após evento no Palácio do Planalto.

A Petrobras ajusta os preços mensalmente e vende o QAV produzido em suas refinarias ou importado apenas para as distribuidoras, que por sua vez transportam e comercializam os produtos para as empresas de transporte aéreo.

O presidente da petroleira, Jean Paul Prates, disse que a companhia estava disposta a colaborar com o debate sobre a situação do setor aéreo no Brasil, mas que não é possível abaixar as passagens nem resolver apenas por meio de redução no combustível.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 01/02/2024 18:47 / atualizado em 01/02/2024 18:55
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação