PREVISÃO

Secretário do Tesouro aponta cenário econômico otimista para 2024

Em evento da Caixa Econômica Federal, Rogerio Ceron avaliou os avanços deste ano e comentou expectativa para 2024

O secretário do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, Rogerio Ceron, comentou aprovações tributárias no Congresso Nacional neste ano e falou de expectativa para 2024. Ele participou de evento da Caixa Econômica Federal, nesta terça-feira (19/12). 

"Chegamos ao final do primeiro semestre com o marco fiscal aprovado e a primeira aprovação da reforma tributária. Criamos um ambiente já bem diferente do que estava previsto. Começamos o segundo semestre com mais medidas alcançadas. Tivemos duas votações muito emblemáticas. Primeiro, a reforma tributária, que será fundamental para a economia brasileira, e a Medida Provisória (MPV) 1185/2023, das subvenções do ICMS", afirmou o secretário do Tesouro. 

A Reforma Tributária será promulgada nesta quarta-feira (20/12) no Congresso Nacional e a MPV sobre incentivos fiscais está sendo votada em sessão do Senado Federal. 

"Dificilmente alguém esperava que chegaríamos no final de 2023 em um cenário tão positivo. Sabíamos onde queríamos chegar e fizemos ações exatamente para onde queríamos chegar. O principal é que isso dá credibilidade, por falarmos com transparência. Gera perspectiva para um 2024 muito mais positivo", acrescentou Ceron.

Ainda de acordo com ele, houve uma importante retomada do programa Minha Casa Minha Vida com parcerias público-privadas. Esses financiamentos imobiliários deverão continuar sendo a aposta do governo para o próximo ano. A concessão de créditos e parcerias público-privadas deve continuar como uma das prioridades da Fazenda com apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Mais Lidas