CB.AGRO

Carreta Agro Pelo Brasil: ação incentiva desenvolvimento da produção rural

Iniciativa ajuda a levar tecnologia e atividades multifuncionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil aos pequenos produtores

Matheus Ferreira, diretor-executivo adjunto do Instituto CNA-ICNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) detalhou durante entrevista ao CB.Agro — parceria entre o Correio e a TV Brasília — nesta sexta-feira (15/12) a iniciativa Carreta Agro Pelo Brasil. Segundo Ferreira, a ação surgiu da necessidade de desenvolvimento de funcionalidades e atividades multifuncionais. A ideia é que o projeto visite as principais feiras agropecuárias brasileiras.

A carreta tem como principal objetivo centralizar e congregar todos os programas que o CNA já desenvolve. “Como esses produtores já tem um relacionamento com a gente através da assistência técnica, agora na carreta, eles podem expor seus produtos”, esclarece. O diretor ainda acrescenta que “está fazendo no Parque da Cidade (Brasília-DF) o lançamento da carreta que vai, em 2024, percorrer o Brasil inteiro”.

“Neste espaço multifuncional, a carreta permite que os sistemas consigam fazer treinamentos, cursos, capacitações e levar informação para o produtor rural de todo o Brasil”, acrescenta. Ferreira complementa que há também uma cozinha experimental onde é possível fazer harmonização e degustação de produtos locais, além de um espaço para imersão com projeção de vídeos em formato 360º e 3D e um estúdio de podcast.

“Isso é muito interessante principalmente para pessoas que não tem tanto contato com o setor rural, a sociedade urbana, para ela (a sociedade) entender como é o trabalho do produtor, quais são as dificuldades que ele tem. Entender e conhecer um pouco mais do alimento que é produzido aqui no Brasil e que abastece o mundo inteiro”, defende.

Veja a entrevista na íntegra: 

Feedback do público e expansão da ação

Em uma via de mão dupla, a iniciativa conversa tanto com os produtores como com quem consome os produtos. Ferreira acredita que “nesses encontros entre o produtor e consumidor, muitas vezes eles trocam ideias, informações e experiências para que o produtor possa evoluir no seu produto, sempre pensando naquele que é o consumidor final”.

Para além da questão econômica, o projeto também visa a inclusão social, principalmente direcionada às crianças. “A ideia é que, quando estiver rodando normalmente, no período letivo, as escolas possam visitar a carreta e levar as crianças para conhecer. Isso é muito importante e fundamental, justamente nessa etapa da vida onde a criança está aprendendo, e é bastante didático e educativo. Nós vamos levar as escolas para conhecer”, finaliza.

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes

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