O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, participa, nesta sexta-feira (15/12), de um encontro com autoridades monetárias de países que compõem o G20 — grupo que reúne as 19 maiores economias do planeta mais a União Europeia. A reunião ocorre em Brasília, quinze dias após o Brasil ter assumido temporariamente a presidência do grupo. Em sua fala, o chefe da autoridade monetária brasileira enalteceu as inovações tecnológicas implementadas pelo BC, como o Pix, o Open Finance e o Drex.
“Essas iniciativas contribuem com o nosso objetivo de tornar o sistema financeiro brasileiro mais eficiente, competitivo, moderno e inclusivo. Além do mais, elas ainda contribuem para democratizar os serviços financeiros por meio da integração de tecnologias de ponta”, disse o presidente, em inglês (em tradução livre).
Uma das ideias defendidas por Campos Neto é a criação de regras para pagamentos internacionais. O presidente da autoridade monetária já havia declarado anteriormente que vai aproveitar o período no qual o Brasil estará à frente do G20 para trabalhar na implementação dessa pauta. Segundo ele, o único desafio que ainda precisa ser solucionado é em relação à governança.
“Isso está ligado à agenda de pagamentos transfronteiriços, no qual nós acreditamos que seja fundamental para continuar a trabalhar na implementação do Roadmap (sistema de pagamentos internacionais). Além do mais, estamos entusiasmados para contribuir com o desenvolvimento de uma estrutura de governança e supervisão de arranjos interligados de sistemas de pagamentos transfronteiriços”, disse.
A discussão sobre a criação de um sistema para facilitar os pagamentos de produtos que são vendidos fora das fronteiras nacionais ganhou força entre as autoridades monetárias do G20, neste ano. Ainda não há previsão de quando haverá, de fato, a regulamentação desse tipo de pagamento.
*Estagiário sob a supervisão de Vinicius Doria
Saiba Mais
-
Economia Câmara aprova texto-base que altera ICMS e alivia caixa do governo
-
Economia Concurso BNDES: Mercadante confirma certame com cota de 30% para negros
-
Economia Concurso Nacional Unificado: provas ocorrerão em 217 cidades; veja lista
-
Economia Concurso Capes: edital é publicado com 50 vagas e salários de R$ 11 mil