As vendas do natal devem injetar R$ 74,6 bilhões na economia neste ano, levando mais de 132,9 milhões de consumidores às compras. A estimativa foi dada por uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgada nesta quinta-feira (7/12).
Os principais presenteados serão os filhos (60%), a mãe (48%), o cônjuge (44%) e o irmão(a) (28%). Além disso, 64% pretendem comprar presentes para si mesmo neste Natal. Estima-se que 104,6 milhões de pessoas devem ir às compras neste ano com o objetivo de se auto presentear. Em média, os consumidores pretendem comprar quatro presentes no Natal para dar a terceiros, com valor médio de R$ 138.
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O presidente da CNDL, José César da Costa, afirmou que o brasileiro tem a tradição de presentear os familiares e amigos e esse ano não será diferente. “O período promete movimentar as ruas de todo o país e o comércio conta com as vendas. A expectativa do setor é boa e o comércio está preparado para aproveitar o melhor período de vendas do ano”, ressaltou.
Os produtos mais procurados para presentear serão: roupas (60%), perfumes/cosméticos (37%), calçados (36%), brinquedos (33%) e acessórios (21%). De acordo com os consumidores que presentearam na data no ano passado, 37% pretendem gastar mais nas compras de presentes este ano, 30% a mesma quantia e 22% menos.
Entre os que não vão presentear, 27% dizem não ter dinheiro, 17% não gostam ou não têm o costume e 15% estão endividados e irão priorizar o pagamento de dívidas. Entre os motivos para gastar menos no Natal deste ano, os consumidores destacaram: 33% querem economizar, 30% estão com o orçamento apertado, 23% têm outras prioridades de compra e 19% não conseguiu economizar dinheiro.
Por outro lado, entre os que pretendem gastar mais, 39% dizem que os preços estão mais caros, 35% darão um presente melhor, 26% darão mais presentes e 23% economizaram ao longo do ano.
Tendência de consumo
As lojas físicas seguem na preferência dos consumidores para realizar suas compras de final de ano. De acordo com a pesquisa, 76% pretendem realizar compras nos canais físicos, principalmente nas lojas de departamento (38%) e em shopping center (31%). Enquanto 50% pretendem fazer compras pela internet, que representa 81,4 milhões de consumidores.
Os sites internacionais ultrapassaram os sites nacionais na preferência dos consumidores que pretendem comprar os presentes online. De acordo com os entrevistados, 65% pretendem comprar os presentes de Natal em sites de lojas internacionais, 55% em sites nacionais, 44% em lojas de departamento e 34% nos classificados de compra e venda de produtos novos e/ou usados.
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