O varejo brasileiro vendeu 1,1% mais no Natal deste ano que no período correspondente do ano passado, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), calculado pela credenciadora. As vendas foram 2,4% maiores nas lojas online, e 1% maiores no varejo físico.
De acordo com o ICVA, a categoria de Supermercados e Hipermercados teve o maior crescimento, de 6,3%, seguida pela de Cosméticos e Higiene Pessoal, com 4,2% de alta, e por Turismo e Transporte, com crescimento de 2,6%.
- Natal injeta R$ 830 milhões na economia do Distrito Federal
- Vendas de Natal: comércio tem estratégias para o período; confira
Por outro lado, a maior queda foi em Varejo Alimentício Especializado, com baixa de 3,1%, enquanto a categoria de Vestuários e Artigos Esportivos caiu 1,8%, e a de Alimentação - Bares e Restaurantes recuou 1,3%.
O vice-presidente de Tecnologia e Inovação da Cielo, Carlos Alves, afirma que o Natal de 2023 mostra maior peso das refeições em casa. "O setor de supermercados e hipermercados foi o destaque, reforçando o costume dos consumidores de ir às compras para fazer suas ceias", diz ele, em nota.
Se considerado somente o varejo presencial, houve alta de 4% nas vendas na Região Sul do País, de 1,8% no Norte e de 0,8% no Sudeste. Centro-Oeste e Nordeste tiveram baixas de 2% e de 0,1%, respectivamente.
Os Estados de Rondônia (+12,8%), Santa Catarina (+7,4%) e Rio Grande do Sul (+3,4%) foram destaque de alta, enquanto São Paulo teve crescimento de 0,5%. Ceará (-2,6%), Goiás (-1,7%) e Bahia (-1,4%) tiveram queda nas vendas.
A Cielo calculou os índices a partir das vendas entre os dias 19 e 25 de dezembro deste ano, ou seja, a semana que antecedeu o Natal. O ICVA acompanha as vendas de 18 setores mapeados pela companhia, que tem mais de 900 mil varejistas credenciados.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br