O Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) poderá diminuir para três meses o tempo de espera pela nomeação dos candidatos aprovados. A afirmação é de José Celso Cardoso, secretário de gestão de pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), durante um seminário, em novembro desse ano.
De acordo com Cardoso, o novo prazo será possível “se conseguirmos institucionalizar um formato no qual provas periódicas de caráter nacional e unificado possam ser feitas”. Atualmente, segundo o secretário, os candidatos aprovados em concursos de âmbito federal aguardam até um ano e meio para a nomeação.
A publicação do edital de abertura do "Enem dos concursos", como o certame ficou conhecido, ocorrerá em 20 de dezembro, segundo o cronograma do MGI. O extrato de contrato entre o MGI e a Fundação Cesgranrio, banca examinadora que organizará o concurso, já foi publicado em 4 de dezembro.
O novo edital ofertará 6.640 oportunidades distribuídas entre 21 órgãos públicos, que serão divididos em blocos temáticos. Ao todo, a prova será dividida em duas partes: a primeira, com provas objetivas de matriz comum a todos os candidatos; e a segunda, com provas específicas e dissertativas por blocos temáticos.
A aplicação está prevista para março de 2024, em 180 cidades. A lista dos municípios escolhidos foi publicada em 29 de novembro. As cidades foram distribuídas da seguinte maneira: 39 municípios na região Norte, 54 no Nordeste, 20 na região Centro-Oeste, 44 no Sudeste e 23 na região Sul. No Distrito Federal, as provas serão aplicadas apenas em Brasília.
Saiba Mais
* Estagiária sob a supervisão de Lorena Pacheco
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br