A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta terça-feira (05/12) que o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano deve crescer 3,1%, superando a média mundial. A projeção oficial do governo, estimada pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, é de um crescimento de 3%.
“Com a informação de hoje do IBGE sobre a economia no terceiro trimestre, o PIB de 2023 deve crescer cerca de 3,1%, caso a economia fique estável no último trimestre do ano. Isso é mais do que a média mundial. Crescimento da economia e da renda traz melhoria de vida aos brasileiros, razão maior do nosso trabalho”, declarou.
- Haddad diz que PIB "surpreendeu" e mantém projeção de crescimento de 3%
- Ministério da Fazenda reduz para 3% previsão de alta do PIB neste ano
- PIB do Brasil cresce no 3º trimestre e contraria projeções do mercado
O avanço de 0,1% do PIB no terceiro trimestre superou as estimativas da maioria dos analistas de mercado, que esperaram uma queda de 0,3%. Em nota, o MPO destacou a continuidade do bom desempenho do setor de serviços e o crescimento do setor industrial.
“O PIB acumulado nos últimos quatro trimestres apresentou alta de 3,1% em relação ao mesmo período anterior, e 3,2% no acumulado do ano. O PIB nominal do terceiro trimestre foi de R$ 2,7 trilhões, o que faz com que o PIB brasileiro permaneça acima de R$ 10 trilhões nos quatro últimos trimestres. Com a atividade estável no último trimestre de 2023, o PIB brasileiro deverá crescer cerca de 3,1%, acima da média mundial projetada pelo FMI de 3% para 2023”, diz a nota.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br