BIG TECHS

Spotify cortará 1.500 empregos para reduzir custos

As medidas fazem parte de uma onda de demissões no setor de tecnologia, desde o início de 2023

 The company logo of Swedish music streaming giant spotify is pictured on a smartphone in Berlin on January 23, 2023. - Swedish music streaming giant Spotify said on January 23, 2023 that it was cutting six percent of its roughly 10,000 employees, the latest among a slew of cost-cutting announcements by technology companies. (Photo by Tobias Schwarz / AFP)
       -  (crédito:  Tobias Schwarz / AFP)
The company logo of Swedish music streaming giant spotify is pictured on a smartphone in Berlin on January 23, 2023. - Swedish music streaming giant Spotify said on January 23, 2023 that it was cutting six percent of its roughly 10,000 employees, the latest among a slew of cost-cutting announcements by technology companies. (Photo by Tobias Schwarz / AFP) - (crédito: Tobias Schwarz / AFP)
postado em 04/12/2023 11:21

O Spotify, número um do mundo do streaming de áudio, anunciou nesta segunda-feira (4) a eliminação de cerca de 1.500 empregos, cerca de 17% de sua força de trabalho, para reduzir custos.

Esta é a terceira onda de cortes de funcionários. O grupo sueco anunciou em janeiro a demissão de 600 funcionários e outros 200 em junho na sua divisão de podcasts.

As medidas fazem parte de uma onda de demissões no setor de tecnologia, desde o início de 2023, em gigantes americanas como Meta, Alphabet e Amazon.

"Estou ciente de que, para muitos, uma redução desta magnitude pode parecer surpreendente, devido ao recente relatório positivo sobre os lucros e os nossos resultados", escreveu o CEO Daniel Ek em uma carta aos funcionários, consultada pela AFP.

No terceiro trimestre, o grupo registrou um lucro líquido excepcional de 65 milhões de euros (cerca de 70 milhões de dólares ou 344 milhões de reais), contra os 166 milhões do ano anterior, no contexto de um aumento de 26% no número dos seus usuários ativos, até 574 milhões.

"Apesar dos nossos esforços para reduzir custos no ano passado, a nossa estrutura de custos para atingir os nossos objetivos ainda é muito grande", acrescentou Ek.

Desde o seu lançamento, em 2006, o Spotify não parou de investir para impulsionar o seu crescimento, expandindo-se para novos mercados e depois oferecendo conteúdos exclusivos, como podcasts, nos quais investiu mais de um bilhão de dólares (4,9 bilhões de reais na cotação atual).

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->