concurso

Concurso Nacional Unificado: governo divulga cidades de aplicação das provas

O exame vai ofertar 6.640 vagas em 21 órgãos que aderiram ao novo concurso

As cidades foram distribuídas da seguinte maneira: 39 municípios na região Norte, 54 no Nordeste, 20 na região Centro-oeste, 44 no Sudeste e 23 na região Sul. -  (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
As cidades foram distribuídas da seguinte maneira: 39 municípios na região Norte, 54 no Nordeste, 20 na região Centro-oeste, 44 no Sudeste e 23 na região Sul. - (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
postado em 01/12/2023 17:21

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou, na quinta-feira (30/11), a lista das 180 cidades onde serão aplicadas as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Os municípios foram escolhidos de acordo com a densidade populacional, o raio de influência microrregional e a facilidade de acesso. 

De acordo com o MGI "foram selecionadas cidades e arranjos populacionais com mais de 100 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)". As cidades foram distribuídas da seguinte maneira: 39 municípios na região Norte, 54 no Nordeste, 20 na região Centro-oeste, 44 no Sudeste e 23 na região Sul. No Distrito Federal as provas serão aplicadas apenas em Brasília (confira aqui a lista completa).

A ideia da pasta é deixar o certame nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é aplicado simultaneamente em todo o país. O exame será dividido em duas partes: a primeira, com provas objetivas de matriz comum a todos os candidatos, e a segunda, de provas específicas e dissertativas por blocos temáticos. A realização dos exames está prevista para 25 de fevereiro de 2024. 

O novo formato de certame, que ofertará 6.640 oportunidades distribuídas entre os 21 órgãos participantes, já conta com uma banca organizadora, a Fundação Cesgranrio. A previsão é de que o edital de abertura seja publicado até 22 de dezembro, como afirmou a secretária-adjunta de Gestão de Pessoas, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Regina Camargos, em entrevista ao programa Repórter Brasil, da TV Brasil, nesta semana. 


 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->