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Renan Filho: 'A gente observa uma interrupção na piora das nossas rodovias'

Ministro dos Transportes ressalta ampliação de investimentos no modal rodoviário, em divulgação de pesquisa da CNT

Em evento realizado na sede da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), que divulgou nesta quarta-feira (29/11) uma pesquisa que mostra o cenário atual do setor no país, o ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que atualmente há mais investimentos para as rodovias do país, tecendo uma crítica às gestões dos antecessores, os ex-ministros Tarcísio de Freitas (atual governador de São Paulo), Valter Silveira e Maurício Lessa.

“O Brasil vinha piorando em qualidade da infraestrutura da malha rodoviária ao longo dos últimos cinco, seis anos”, disse o ministro durante coletiva. Segundo ele, há interrupção na “piora das rodovias”, com um investimento maior no setor, embora a pesquisa divulgada pela CNT revele que houve uma estabilidade no percentual de rodovias consideradas regulares, ruins ou péssimas, que variou de 66% no ano passado para 67,5% neste ano.

Segundo a justificativa do ministro, os investimentos aumentam conforme o final do ano se aproxima. “A gente começou o ano investindo R$ 400, R$ 500 milhões por mês. Estamos terminando o ano com investimento mensal superior a R$ 2 bilhões”, explicou.

“Tenho conversado com todas as bancadas estaduais, com governadores, e a gente observa, de maneira geral, em todos os estados, uma melhoria da qualidade da malha rodoviária, e nos dados do DNIT também houve uma inflexão da curva entre junho e julho, e a qualidade do pavimento voltou a melhorar”, completou o ministro.

Representando a Comissão de Infraestrutura do Senado, o senador Wellington Fagundes (PL-MT) disse que o setor passa por um momento positivo, desde a última gestão, com o então ministro Tarcísio de Freitas.

“O Congresso Nacional fez sua parte no ano passado, colocando recursos expressivos, e eu falo que o ministro Renan Filho já entrou num momento bom, porque tinha recursos orçamentários, tanto é que está aí, hoje, um investimento bem expressivo já liberado: R$ 9 bilhões, podendo chegar até o final do ano a muitos mais recursos empenhados para os investimentos”, destacou o senador.

Aumentar os recursos

Ainda durante a coletiva que divulgou o estudo, o diretor executivo da CNT, Bruno Batista, frisou a necessidade de garantir um nível mínimo de recursos para conseguir um aprimoramento na qualidade das rodovias. Além disso, ele reforçou a importância de promover as parcerias público-privadas (PPPs) no setor.

“Nós acreditamos muito na promoção das PPPs e também no fortalecimento do mercado de capitais e já existem algumas medidas que estão sendo discutidas para que a iniciativa privada possa contribuir ainda mais, para que as nossas rodovias ganhem em qualidade em um ritmo cada vez mais alto”, disse.

Um dos pontos de destaque, que o diretor defendeu, é o veto do contingenciamento de recursos do Fundo Nacional de Segurança (Funset), chamado também de “fundo da multa”. Desde a aprovação do PL no 11.057/2018, a utilização dessa verba para a instalação, renovação e manutenção de sinalização de trânsito nas rodovias federais tem sido reprimida.

“Ele tem sido muito pouco utilizado. Só 6% do valor arrecadado foi efetivamente utilizado. É um nível muito baixo e esses recursos poderiam ser muito bem aplicados, por exemplo, em sinalização”, defendeu o diretor.

*Estagiário sob a supervisão de Pedro Grigori

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