Nesta sexta-feira (24/11) ocorre a Black Friday, uma data tradicional dos EUA importada para o Brasil que é aguardada por muitos consumidores e varejistas com o período de ofertas e promoções. Mas afinal, você sabe qual a verdadeira origem desse dia?
Em terras estadunidenses, a data marca o início da temporada de fim de ano após o Dia de Ação de Graças — um dos principais feriados nos Estados Unidos. Já no Brasil, a tradição comercial entrou no calendário em 2010 e tem ganhado cada vez mais a popularidade no comércio tradicional e on-line.
De acordo com levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, 87% dos consumidores devem fazer compras na data.
- Lojistas e consumidores mostram otimismo com a Black Friday
- 87% dos consumidores pretendem comprar na Black Friday, diz pesquisa
Apesar de ser bem conhecida, a data tem origem incerta e há uma disputa de fatos apontados como criadores da comemoração comercial.
O termo “Black Friday” pode ter sido usado pela primeira vez no século XIX, como um esquema criado por dois investidores, Jay Gould e Jim Fisk, que fizeram uma forma de controlar o mercado de ações de ouro na bolsa de Nova York, nos Estados Unidos. A tentativa foi descoberta numa sexta-feira obrigando o governo a intervir, aumentando a oferta do metal, abaixando os preços.
Uma outra explicação é que em 1960, na Filadélfia, os policiais começaram a usar o termo para descrever o grande fluxo de turistas que iam para a cidade fazer compras para as festas de fim de ano e sobrecarregavam o serviço dos agentes, já que demandavam maior atenção no patrulhamento.
Saiba Mais
-
Economia Concurso Dnit: edital com 100 vagas é publicado; salários de R$ 12 mil
-
Economia Haddad: alternativa à desoneração será enviada após votações do Congresso
-
Economia Confiança dos consumidores tem queda em novembro, diz FGV
-
Economia Desoneração da folha: veto de Lula agrada Haddad e contraria Congresso
-
Economia Lula veta integralmente desoneração da folha de pagamento
-
Economia Petrobras aprova plano de investimento de US$ 102 bilhões