As altas temperaturas registradas nos últimos dias na maior parte do Brasil motivam o brasileiro a tentar escapar do calor intenso. Um claro exemplo é o aumento, de forma exponencial, das buscas por ar-condicionado no último mês, como revela um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Segundo a pesquisa, o item foi, de longe, o que mais registrou crescimento nas pesquisas dentro do e-commerce, com um aumento de 177% nos últimos 30 dias. Mesmo com as promoções da Black Friday, a maioria dos varejistas aproveitou para elevar o preço do produto, diante da forte procura. De acordo com a CNC, a média de preço do ar-condicionado na internet aumentou em 2,9% durante o período.
- Black Friday: comércio projeta faturamento recorde este ano
CNC - O item ar-condicionado foi o que mais registrou crescimento nos últimos 30 dias em buscar pela internet
O aumento nas vendas de ar-condicionado deve contribuir para um crescimento no consumo de eletrodomésticos durante o período da Black Friday. De acordo com estimativas da própria confederação, as vendas neste segmento devem alcançar R$ 1,05 bilhão durante o período de promoções deste ano. Além do item que lidera as buscas, destaca-se a procura por aparelhos de TV e fogões, que cresceram 88% e 68,6%, respectivamente.
“O início da flexibilização da política monetária a partir de agosto tende a distensionar o mercado de crédito em um evento caracterizado por um volume de vendas relativamente maior de bens duráveis — tradicionalmente mais dependentes das condições de crédito”, afirma Fabio Bentes, economista da CNC responsável pela pesquisa.
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro
Saiba Mais
-
Economia Black Friday: MadeiraMadeira projeta crescimento de 10% em relação ao ano anterior
-
Economia IBC-Br: prévia do PIB recua 0,06% em setembro, aponta BC
-
Economia STF forma maioria para cobrança de imposto retroativo de empresas
-
Economia Americanas convoca assembleia de credores para 19 de dezembro