O Nubank anunciou nesta segunda-feira (13/11) o lançamento de um novo recurso de segurança para bloquear chamadas suspeitas de golpistas que se passam pela central de atendimento do banco digital com o objetivo de obter informações de clientes. A ferramenta, chamada Alô Protegido, promete barrar de forma automática ligações suspeitas.
A iniciativa foi pensada após um aumento do número de golpes do falso call center. Os criminosos camuflam seu número real atrás de um número legítimo de um serviço de atendimento ao cliente (SAC). Assim, conquistam a confiança da vítima, levando a mesma a compartilhar senhas ou fazer movimentações financeiras.
- 20% das pessoas caíram em golpe com Pix em 2022
- Vírus desviam transações feitas por Pix; saiba como se proteger
- Febraban alerta sobre golpes no Desenrola; saiba como se proteger
De acordo com o banco, para ativar a proteção não é necessário baixar nenhum aplicativo adicional, bastando acessar o menu ‘Segurança’ no app do Nu e, em seguida, clicar na opção Alô Protegido. Depois disso, o usuário deve clicar no botão para ativar e, depois, em ‘Permitir’ para autorizar o gerenciamento de chamadas pelo app.
A função faz parte da campanha #PareceMasNãoÉoNubank. A instituição alertou que, apesar do bloqueio de forma automática, os consumidores devem permanecer cautelosos com relação a novos golpes que podem surgir em nome do banco digital.
“Queremos ir além das campanhas educacionais e trazer uma solução eficaz para combater chamadas fraudulentas e proteger ainda mais nossos clientes. Foi pensando nisso que desenvolvemos o Alô Protegido. A ideia é oferecer alertas inteligentes e realizar o bloqueio de números suspeitos automaticamente, evitando que os usuários se tornem vítimas de golpes e fraudes”, afirma Fabíola Marchiori, VP de engenharia do Nubank.
Saiba Mais
-
Economia Ministério da Cultura é autorizado a abrir seleção com 99 vagas
-
Economia Mercado reduz projeção de inflação em 2023, mas aumenta a de 2024
-
Economia Apagão em São Paulo reacende críticas contra privatização
-
Economia WeWork: a história de ambição e ego por trás da ascensão e queda da empresa
-
Economia Brasil pode perder o timing da transição energética, diz executivo da Vestas
-
Economia Franquias em ritmo acelerado na capital federal