A Marinha do Brasil lançou, nesta quarta-feira (23/11), o processo seletivo de ingresso no Serviço Militar Voluntário de oficiais temporários (SMV-RM2). A seleção oferta 410 vagas distribuídas para todas os Distrito Navais (veja as vagas por região no final da matéria) e contempla as seguintes áreas:
- Saúde (médicos, dentistas, farmacêuticos),
- Apoio à saúde (enfermagem, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, musicoterapia, e outros),
- Técnica (administração, ciências contábeis, direito, serviço social, psicologia e outros),
- Técnica-magistério (biologia, educação física, geografia, história, pedagogia) e
- Engenharia (engenharia civil, elétrica, eletrônica, mecânica e naval, dentre outras).
Para se inscrever, o candidato deve ter superior completo entre 18 e 41 anos de idade. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por meio do site de cada Distrito Naval até 7 de dezembro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 140.
A seleção será composta por: prova objetiva; verificação de dados biográficos (VDB) e documental (VD); inspeção de saúde (IS); teste de aptidão física de ingresso (TAF-i); e prova de títulos (PT). A aplicação da prova objetiva está prevista para 25 de fevereiro de 2024.
De acordo com o site da Marinha "a previsão é que, seis meses após a incorporação ao curso de formação, os Guardas-Marinha atinjam o posto de segundo-tenente e, em outros seis meses depois, de primeiro-tenente, fazendo jus aos soldos dos respectivos postos". A corporação também assegura que "o vínculo entre os militares RM2 e a Marinha pode ser renovado a cada ano, podendo chegar a 8 anos, sem prorrogação deste período".
Distribuição das vagas
- 1º DN (RJ, ES e MG) —186 vagas
- 2º DN (BA, SE e MG) — 31 vagas
- 3º DN (RN, PB, AL, PE, CE) — 40 vagas
- 4º DN (PA, AP, MA, PI) — 16 vagas
- 5º DN (RS, SC) — 17 vagas
- 6º DN (MT e MS) — 7 vagas
- 7º DN (DF, TO e GO) — 36 vagas
- 8º DN (SP, PR e MG) — 57 vagas
- 9º DN (RO, AC, AM e RR) — 20 vagas
*Estagiária sob supervisão de Thays Martins
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br