Uma das épocas mais esperadas pelos consumidores chegou! Nesta sexta-feira (24/11) ocorre a Black Friday, dia em que as lojas oferecem promoções diversas nos mais variados tipos de produtos. Na data, a população aproveita para comprar eletrodomésticos, eletrônicos, objetos e até mesmo alimentos.
No entanto, muitos brasileiros ficam na dúvida de como aproveitar o dia da melhor forma e como evitar cair em golpes, que são comuns na época. "Para fazer compras mais assertivas durante a Black Friday, é essencial se planejar antecipadamente. Faça uma lista de produtos desejados, pesquise preços com antecedência e estabeleça um orçamento para evitar gastos impulsivos. Além disso, verifique a reputação das lojas on-line, certificando-se de que são confiáveis e oferecem boas condições de compra", afirma o administrador Gustavo Medeiros.
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O especialista dá as seguintes dicas para quem deseja comprar durante a Black Friday:
- Pesquisa de preços: compare preços em diferentes lojas para garantir que está obtendo o melhor negócio possível;
- Lista de desejos: faça uma lista priorizando os produtos que realmente deseja adquirir, evitando compras por impulso;
- Avaliações e reputação da loja: certifique-se de que a loja é confiável, verificando avaliações de outros consumidores e sua reputação online;
- Condições de pagamento e frete: esteja atento às condições de pagamento e custos de frete, para evitar surpresas desagradáveis no momento da compra;
- Política de devolução: conheça a política de devolução da loja, caso seja necessário trocar ou devolver um produto;
- Segurança on-line: utilize métodos seguros de pagamento e certifique-se de que as transações são protegidas por criptografia.
Em relação aos melhores produtos para sempre comprados durante a época, Gustavo cita que itens de alta demanda, como smartphones, laptops, eletrodomésticos de última geração e produtos de marcas renomadas, geralmente têm descontos expressivos.
Expectativas dos brasileiros
Medindo as expectativas dos brasileiros sobre a data, a Score Retail, empresa da B&Partners.co, em parceria com a Hibou, empresa de pesquisa de mercado, comportamento e consumo, entrevistou mais de 1.500 consumidores e descobriu dados importantes sobre os consumidores na Black Friday.
O resultado revela que 93% das pessoas veem a data como uma oportunidade para adquirir produtos ou serviços para si mesmo. Além disso, 36% acreditam que as ofertas estão melhores do que no ano passado, enquanto mais da maioria da população (58%) considera que tudo se manterá como na última edição. Os 6% restantes não estão otimistas e concordam que tudo será pior do que em 2022.
Uma grande parcela considera a data como um oportunismo do mercado. 61% analisam que as marcas enganam os consumidores, subindo o preço antes da data, o que configura no famoso termo "Black Fraude". Outros 37% concorda que os preços estão altos e a data não muda a realidade. Já 14% afirmam que nunca encontraram boas promoções na Black Friday.
Outro ponto que influencia no negativismo das pessoas em relação ao dia é o olhar social e voltado ao meio ambiente. Os dados revelam que 58% dão preferência por comprar de marcas que possuem iniciativas sociais e ambientais e 39% priorizam comprar de pequenos comércios.
Sobre os gastos, 58% das pessoas pretendem gastar mais de R$ 500 nesta edição. Confira os valores de quanto os brasileiros pretendem gastar:
- Até R$ 50 - 1%
- De R$ 50 até R$ 150: 5%
- De R$ 150 até R$ 250: 9%
- De R$ 250 até R$ 500: 21%
- De R$ 500 até R$ 1.000: 25%
- De R$ 1.000 até R$ 3.000: 24%
- De R$ 3.000 até R$ 6.000: 7%
- Mais de R$ 6.000: 2%
- Não sabem: 6%
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