À medida que nos aproximamos do tão aguardado grande evento anual de compras, a Black Friday, as marcas encontram-se em um momento crucial para otimizar suas estratégias e maximizar as oportunidades de vendas. Com menos de uma semana para o grande dia, agir estrategicamente é imperativo. As marcas que vencerem a concorrência devem absorver um aumento de 60% ou mais, segundo estimativas da rede de afiliados Admitad.
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Confira abaixo as dicas fundamentais para guiar as marcas rumo ao sucesso durante a Black Friday de 2023:
1. Estenda as promoções
A distribuição mais equitativa da atividade do consumidor ao longo do período de vendas sugere a importância de estender as promoções. Em 2022, por exemplo, houve um aumento de 54% nos pedidos apenas na sexta-feira de promoções e de 59% nos pedidos ao longo da semana, beneficiando marcas que adotaram a estratégia de manter as ofertas por um período maior. Para não perder essa atividade adicional dos compradores, é importante não se limitar à data oficial da Black Friday.
2. Atraia tráfego para sua loja virtual
Globalmente, os marketplaces lideram as vendas de Black Friday, representando mais de 60% do total. Contudo, é crucial para as marcas, tanto em marketplaces quanto em lojas individuais, criar anúncios atrativos. A competição é acirrada, e destacar-se entre os concorrentes é fundamental. Utilizar recursos, como o Google Ads, para criar anúncios relevantes e segmentados e atrair a audiência, é uma estratégia eficaz para garantir que sua marca seja notada. Oferecer cashback ou descontos em compras posteriores são outras estratégias para aumentar o interesse do consumidor em comprar na sua loja.
3. Invista em Marketing de Afiliados
O Marketing de Afiliados é uma tendência em ascensão, com um aumento de 15% no número de empresas brasileiras que o adotaram em 2023. Essa estratégia oferece uma cobertura máxima, permitindo que as marcas atraiam clientes de diversas formas sem arriscar excessivamente o orçamento. Durante a Black Friday do ano passado, os lucros dos afiliados cresceram 25%, segundo estimativa da rede de afiliados Admitad. Neste ano, a expectativa é de que o lucro dos afiliados seja ainda maior.
4. Atenção às fontes de vendas emergentes
Observando as tendências de 2023, as fontes de vendas que ganham popularidade no Brasil incluem lojas afiliadas (+25%), sites comparadores de preços (+12%), e publicidade contextual (+7%). Ficar atento a essas fontes emergentes e adaptar as estratégias de marketing pode ser decisivo para impulsionar o número de vendas.
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