PagBank e Agibank realizaram a primeira transferência interbancária por meio da plataforma Drex, do Real Digital. O teste envolveu a criação da carteira, o depósito de ativos e o envio e recebimento entre instituições, e foi a primeira transação entre as carteiras do PagBank e do Agibank.
“Mesmo na estrutura do piloto, a transação atendeu aos parâmetros estabelecidos, levando milissegundos para ser concluída. Entendemos que o teste tem evoluído muito bem e é de suma importância para validar requisitos tecnológicos e de segurança para a efetiva adoção do Drex”, afirma Cesar Leite, CTO do PagBank.
Além disso, o executivo observa que as duas instituições financeiras envolvidas no projeto podem aproveitar o piloto para validar e amadurecer casos de usos baseados no Real Digital, que efetivamente geram valor para os clientes e para as estratégias de negócio de ambas as empresas.
- BC quer completar com Drex a inclusão digital; saiba o motivo
- Drex é o novo nome do Real Digital, anuncia Banco Central
- Banco Central pretende lançar o "real digital"; entenda como será
A expectativa é que o Drex incentive ainda mais a digitalização — como aconteceu com o Pix. "No Agibank, um banco de relacionamento focado em folhas de pagamentos e benefícios do INSS, enxergamos um leque infinito para a criação de novos produtos, soluções e conveniência para nossos clientes com a chegada do Drex. Como, por exemplo, a capacidade de distribuir os salários e benefícios de forma segura, simplificada e barata, bem como um mundo a ser explorado no cenário de crédito lastreado pela tokenização de contratos e garantias", reforça Marcelo Oliveira, diretor de Tecnologia da instituição.
Com o sucesso do teste, segundo Leite, o PagBank mantém sua estratégia de sempre estar na vanguarda da tecnologia para serviços financeiros. “Desde o início de nossas operações, em 2006, a companhia realizou grandes lançamentos que transformaram a forma de pagar dos brasileiros, como as maquininhas Minizinhas e Moderninhas, e a forma de usar produtos bancários, como poupar automático, conta grátis e cartão que o cliente escolhe o limite”, pontua ele.
O PagBank e o Agibank integram o consórcio da Associação Brasileira de Bancos Comerciais (ABBC), um dos principais consórcios do piloto do Drex. O grupo foi um dos 16 inicialmente selecionados entre um total de 36 candidaturas apresentadas pelo mercado, envolvendo mais de 100 instituições, para participação no piloto.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br