A Petrobras informou, em comunicado enviado ao mercado nesta segunda-feira (23/10), que aprovou uma série de mudanças em seu estatuto social, entre elas a criação de uma reserva de remuneração do capital e alterações em sua política de indicação de executivos. O assunto ainda será submetido à Assembleia Geral Extraordinária (AGE), que será convocada oportunamente.
As alterações fizeram com que as ações da petroleira despencassem. Às 15h55 de hoje as ações PETR4 acumulavam a maior baixa do pregão, com uma queda de 6,26%, enquanto PETR3 registrava perda de 5,66%.
- Petrobras reduz preço da gasolina e aumenta o do diesel a partir de sábado
- Defasagem de 17% do diesel no mercado internacional pressiona Petrobras
- Ministro afirma que não há risco de desabastecimento de combustíveis
De acordo com a estatal, a criação da reserva de remuneração tem como objetivo “assegurar recursos para o pagamento de dividendos, juros sobre o capital próprio, suas antecipações, recompras de ações autorizadas por lei, absorção de prejuízos e, como finalidade remanescente, incorporação ao capital social”.
A política de dividendos, que prevê a distribuição de 45% do fluxo de caixa livre, permanece em vigor, no entanto, o mercado teme que a reserva possa reduzir a possibilidade de distribuição de dividendos extraordinários.
A segunda mudança é a retirada do estatuto da regra que proíbe a indicação de pessoas politicamente expostas para cargos de sênior management e do conselho — uma regra implementada com a Lei das Estatais para evitar intervenções políticas.
De acordo com a companhia, o objetivo é adequar o texto à interpretação de liminar do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu vedações a indicações para cargos em estatais. A alteração acontece uma semana depois do deputado estadual Leonardo Siqueira (Novo-SP) ter entrado com uma ação popular pedindo o afastamento de três conselheiros, argumentando que as indicações não seguiam o estatuto da empresa.
Saiba Mais
-
Economia Veja como se prevenir de golpes na hora de comprar ingressos on-line
-
Economia Reforma tributária: profissional liberal terá alíquota menor de imposto
-
Economia Lira diz que Câmara vai avançar na regulação dos combustíveis renováveis
-
Economia Senado aprova criação de 740 novos cargos no Superior Tribunal Militar
-
Economia Dataprev disponibiliza o resultado final das provas objetivas; confira
-
Economia Focus: mercado aponta queda nas projeções para IPCA e PIB em 2023