Desde o fim da pandemia, o setor de eventos está em ascensão. Com isso, a venda de ingressos por meio da internet aumentou consideravelmente, elevando os riscos de golpes. Dados da organização Mordor Intelligence mostram que o tamanho do mercado mundial de vendas no ramo deverá expandir de US$ 77,49 bilhões em 2023 para US$ 97,36 bilhões até 2028.
Diante deste cenário, novas modalidades de golpes têm surgido e impactado milhares de clientes. A Serasa estima que, no Brasil, uma pessoa sofre uma tentativa de fraude a cada nove minutos. Rafael Bestetti, CEO da plataforma de vendas Uhuu.com, ressalta alguns cuidados que devem ser tomados para evitar a situação.
A principal orientação é priorizar a compra de ingressos em sites oficiais. Bestetti ressalta que, por mais que a dica seja simples, muitas pessoas caem em farsas por meio de portais que se dizem oficiais, ao invés de procurar diretamente pelos realizadores do evento.
- Estelionatos virtuais crescem no Distrito Federal; saiba como se proteger
- Golpes na web: Saiba como fugir das armadilhas dos hackers
- Golpe on-line: saiba como se proteger de fraudes em marketplaces
Para evitar futuros problemas, o ideal é pesquisar sempre a veracidade da postagem e confirmar a existência do evento no site indicado pelo produtor.
Outro cuidado a ser tomado é não compartilhar o ingresso com outras pessoas e evitar compartilhá-lo nas redes sociais. "Uma forma de golpe muito comum ocorre através de cópias de imagens de ingressos. O golpista copia a foto, duplica o ingresso e vende na internet. No entanto, após a primeira leitura no evento, o ingresso se torna inválido", alerta o CEO.
Rafael explica que, caso seja necessário comprar ingresso diretamente com alguém que desistiu de ir ao evento, o ideal é optar por uma pessoa de confiança e solicitar o comprovante da compra. "Isso garantirá que, após o pagamento, a pessoa transfira o ingresso para o seu nome. Além disso, é crucial manter uma postura cautelosa diante de ofertas excessivamente baratas", complementa.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br