Caxias do Sul - Além de inovações tecnológicas voltadas para a área industrial, a Mercopar trouxe em sua 32ª edição o cão robô batizado de Cusco e robôs bateristas para interação com o público. Quem percorre os espaços visitando os stands encontra Cusco circulando pelo espaço. Por controle remoto, quando acariciado, se balança satisfeito e também atua como um cachorro real, rola, fica de pé mostrando as patinhas e late. No entanto, o robô dócil também foi desenvolvido especialmente para a segurança patrimonial.
Com processamento de inteligência artificial, possui câmeras infravermelho ao redor do corpo para reconhecimento facial, podendo ainda fazer rondas e reconhecimento de perímetros. Pesando aproximadamente 20kg e podendo carregar seu próprio peso nas costas, o objeto conta com um sistema aritmético de equilíbrio que impede que caia mesmo sofrendo empurrões ou impactos. Em modo esporte, corre 17km por hora.
- Robôs aprendem a cuidar da casa com os humanos
- Robô brasiliense contra a violência de gênero chega a 190 países
Marco Augusto dos Santos, técnico que opera o cachorro durante a feira relata que Cusco foi desenvolvido para área militar, mas que atua ainda como um cão de suporte.
“É um cão tanto para a área militar, que desarma bombas, quanto um cão guia para crianças com autismo, em escolas. Também faz o serviço de segurança de condomínio”, acrescentou.
Entre outros robôs que exercem função dupla na feira — e que tiveram a função modificada para interagir com o público — está o FD-B6 da Sumig III, especialista em soldas, que assumiu a função de baterista enquanto uma banda se apresentava ao som de músicas de rock.
Já o robô colaborativo, Cobot, da Universal Robots, geralmente utilizado para montagem industrial, aplicação de cola, pintura e solda, foi programado para a escrita e desenho. A ação a ser realizada é escolhida por meio de um tablet.
Promovida pelo Sebrae-RS e pela Fiergs, a Mercopar teve início no dia 17 e finaliza sua 32ª edição nesta sexta-feira (20/10), no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. Entre os destaques da feira estão ainda impressoras 3D e robôs com capacidade de carregar caixas de até 1.500 kg.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br