A procura por jogos e brinquedos tende a aumentar consideravelmente durante as semanas que antecedem o Dia das Crianças. Uma pesquisa realizada pela Vixtra, fintech de comércio exterior, com base em dados disponibilizados pela Secretaria de Comércio Exterior, revela que a importação desses produtos atingiu US$ 449 milhões até setembro de 2023, registrando um aumento de 29% em relação ao mesmo período no ano anterior. Em valores, o crescimento foi de US$ 102 milhões.
O movimento vai na contramão de outras categorias de importações, como as de pequeno valor, que sofreram queda nos primeiros meses do ano.
- No Dia das Crianças, Lula deseja "uma vida de paz" às famílias
- Católicos celebram Nossa Senhora e Dia da Criança na Esplanada
- Pevepê fala sobre a tecnologia aliada ao mundo dos games
Os videogames são os principais responsáveis por alavancar os números apresentados. A categoria registrou um crescimento impressionante de 72% e representa 53% do total de importações dos produtos analisados.
Para Leonardo Baltieri, co-CEO da Vixtra, os últimos lançamentos no setor de podem ter contribuído para este aumento: “O público gamer é um dos consumidores mais fieis e entusiasmados quando se trata de produtos relacionados ao nicho. Vale destacar ainda que tivemos uma redução no imposto de games no ano de 2022, o que pode ter influenciado para o ocorrido”, explica.
“A tributação afeta diretamente os preços finais dos jogos, consoles e acessórios, os tornando mais ou menos acessíveis para o público. Com valores mais baixos, os consumidores se dispõem a comprar mais jogos, ou até mesmo adquirir eletrônicos que antes estavam fora de seu orçamento”, completa Baltieri.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br