O projeto do Marco Legal das Garantias ainda era votado na Câmara dos Deputados e o secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Barbosa Pinto, já comemorava um novo horizonte para a economia brasileira. Para ele, a lei deve garantir uma forte retomada do crédito para a população, em especial na compra de automóveis, já que o projeto simplifica a execução em caso de inadimplência no pagamento.
“O vice-presidente (Geraldo) Alckmin já mencionou comigo que ele ouviu da indústria automobilística que a aprovação do Marco das Garantias e que o impacto que ele vai ter sobre a venda de veículos vai ser maior que qualquer incentivo fiscal que seja dado ao setor”, disse Pinto na terça-feira (3/10) durante um jantar promovido pela Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo em um restaurante em Brasília. O projeto foi aprovado pela Câmara no fim da noite.
- Governo quer destravar o crédito com o Marco Legal das Garantias
- Câmara aprova alteração de regras para imóveis como garantia de empréstimos
Segundo Pinto, o grande estímulo na oferta do crédito para a compra de carro zero quilômetro há alguns anos acabou retraído com a inadimplência e a demora do Judiciário. Com o novo Marco Legal das Garantias, a aposta é que o quadro do financiamento automotivo no país mude com a simplificação da execução extrajudicial daqueles veículos dados como garantia a esses financiamentos.
“Com a possibilidade de agilizar a cobrança da garantia, o carro, isso vai ampliar em muito a oferta de financiamento automotivo, forçando a redução da taxa de juros” diz Pinto.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br