O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, apontou que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro está sendo revisado para cima tanto neste quanto no próximo ano. Segundo ele, o crescimento de 2024 está indo para 2,0% — podendo ficar um pouco acima desse patamar. A afirmação foi feita nesta quarta-feira (27/9) durante a audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados.
"O crescimento para 2024 está indo para 2,0%, 2,1% ou 2,2%", adiantou. Campos Neto disse que os economistas do mercado têm sido mais pessimistas em suas projeções sobre o PIB, em relação ao resultado apurado posteriormente. "O que nos faz pensar que as reformas estruturais de vários governos têm tido impacto, e que o crescimento potencial pode ser revisado para cima", declarou o presidente do BC.
- Campos Neto vai à Câmara para explicar taxa de juros e erro contábil
- Campos Neto: "Quem determina meta de inflação é o governo, o BC operacionaliza"
- Campos Neto encontra Lula pela primeira vez em reunião nesta quarta
A autoridade monetária vai divulgar nesta quinta-feira (28/9), pela primeira vez, sua projeção para a expansão da atividade do próximo ano, no Relatório Trimestral de Inflação (RTI). No último RTI, de junho, o BC projetou um crescimento de 2,0% em 2023. Já o Boletim Focus aponta uma mediana de crescimento de 2,92% para o PIB deste ano e de 1,50% no próximo.
Saiba Mais
-
Economia Campos Neto: "Quem determina meta de inflação é o governo, o BC operacionaliza"
-
Economia Campos Neto vai à Câmara para explicar taxa de juros e erro contábil
-
Economia Campos Neto encontra Lula pela primeira vez em reunião nesta quarta
-
Economia Campos Neto vai a encontro de BCs em Lisboa e a reuniões do G20, em outubro