O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, comemorou a redução em meio ponto percentual da taxa Selic, feita pelo Comitê de Política Monetária (Copom) nesta quarta-feira (20/9). Durigan, que exerce o papel de ministro enquanto o titular Fernando Haddad está nos Estados Unidos, comentou que o ministério recebeu de “maneira muito positiva” a decisão do Comitê.
- É preciso manter a redução dos juros
- Taxa básica de juros deve cair para 12,75%, apostam analistas
- Em meio a reunião do Copom, parlamentares lançam frentes contra juros
“A sinalização de que essa queda vai seguir nas próximas reuniões, com unanimidade, dá uma tranquilidade para o mercado, uma boa sinalização. A gente também recebeu de forma positiva. Esperamos seguir fazendo o nosso esforço, harmonizando a política fiscal para que a política monetária siga nessa tendência, que é muito positiva para o país”, disse o ministro interino.
O Copom reduziu a Selic de 13,25% ao ano para 12,75% ao ano. No comunicado divulgado após a reunião, a diretoria do BC argumentou que a redução da taxa é "compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2024 e, em grau menor, o de 2025".