As vendas financiadas de veículos em agosto somaram 550 mil unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da B3, bolsa de valores brasileira. O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o país, representa um crescimento de 11,8% em relação a julho deste ano e de 11,9%, na comparação com agosto de 2022.
Já no segmento de autos leves, a alta foi de 6,3% ante julho. Comparado com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 8,2%. Já o financiamento de veículos pesados cresceu 15,8% na comparação com julho, mas registrou queda de 3,6% em relação a agosto do ano passado.
- Carro Popular: taxas para financiar um veículo ainda estão salgadas
- Falsos financiadores de carros são presos; entenda como era o golpe
- Venda de veículos tem queda de 7,93% com fim de incentivo do governo
Todos os setores apresentaram resultados positivos. O segmento que mais cresceu nos dois comparativos foi o de motos. O número de financiamentos em agosto foi 30,6% maior do que no mês anterior e 28,2% maior do que no mesmo período de 2022. "No mês de agosto, registramos o maior número de veículos financiados desde dezembro de 2020, totalizando 550 mil unidades", diz Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3. "Destaque especial para o segmento de motos, que teve um crescimento de 30,6% em relação ao mês anterior, atingindo um total de 134 mil motos financiadas", completa.
No acumulado do ano, as vendas financiadas de veículos somaram 3,8 milhões de unidades. O número representa alta de 7,4% em relação ao mesmo período de 2022, o que equivale a cerca de 264 mil unidades a mais.
A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do país, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.
Distrito Federal
No mês de agosto, o Distrito Federal foi responsável pelo financiamento de 11,7 mil veículos, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. No total, a unidade federativa teve um crescimento de 6,3% no número de financiamentos na comparação com julho deste ano e de 10,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
No segmento de autos leves, a alta foi de 3,9% ante julho e de 9,4% na comparação com agosto de 2022. Já em financiamento de veículos pesados, foi registrado crescimento de 28,9% na comparação com julho, mas queda de 23,2% em relação a agosto do ano passado. O número de financiamentos de motos foi 25% maior do que em julho e 28,4% maior do que em agosto de 2022.