NOVA DÉLHI

G20 aceita União Africana como membro permanente do grupo

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, na cúpula do bloco em Nova Délhi, na Índia, neste sábado (9/9)

A União Africana (UA) tornou-se membro permanente do G20, grupo que compreende os países mais ricos e poderosos do mundo. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, na cúpula do bloco em Nova Délhi, na Índia, neste sábado (9/9). Em seu discurso de abertura, ele convidou o presidente Azali Assoumani para ocupar um lugar na mesa dos líderes.

A União Africana é um órgão continental de 55 Estados-membros e têm agora o mesmo status que a União Europeia (UE) – o único bloco regional com membros de pleno direito. Sua designação anterior era “organização internacional convidada”.

A entrada no grupo foi proposta pelo primeiro-ministro indiano em junho. “É uma honra receber a União Africana como membro permanente da família do G20. Isto fortalecerá o G20 e também fortalecerá a voz do Sul Global”, escreveu Modi, em uma publicação nas redes sociais.

O G20 era anteriormente composto por 19 países e pela União Europeia, com os membros representando cerca de 80% do Produto Interno Bruto (PIB) global, mais de 75% do comércio mundial. O grupo é considerado o principal foro de cooperação econômica e financeira internacional, com grande capacidade de influenciar a agenda de organismos multilaterais e de mobilizar o setor privado.