JUROS

Lula sobre Campos Neto: 'Esse cidadão não conversa comigo'

O presidente criticou a política monetária feita pelo Banco Central, comandado por Roberto Campos Neto. Desde 2021, o BC é independente para tomar suas decisões

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (1º/9), que Roberto Campos Neto, líder do Banco Central (BC), não conversa com ele. "Esse cidadão, se ele conversa com alguém, não é comigo. Ele deve conversar com quem o indicou [Jair Bolsonaro], e nós sabemos que quem o indicou não fez coisas boas nesse país", disse Lula, em discurso realizado no evento organizado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em Fortaleza.

A cerimônia marca os aniversários dos programas de fomento ao crédito do BNB: Crediamigo (que completa 25 anos) e Agroamigo (que faz 18 anos). 

Juros

A crítica feita ao presidente do BC tem relação com a política de juros adotada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do banco. Atualmente, a taxa básica de juros está cravada em 13,25%.

"Não é possível. Como o empresário vai investir com essa alta na Selic? Esse cidadão [Campos Neto] precisa saber que é preciso baixar o juros", defendeu Lula.

Independência do Banco Central

Lula também criticou a lei que prevê a independência do Banco Central. Por causa desta preferência, o presidente diz ser impedido de conversar com Campos Neto.

No Brasil, o BC se tornou independente para tomar decisões em 2021. Para que Campos Neto assumisse a presidência da instituição, o Senado teve de aprovar seu nome. O mandato dele à frente do banco valerá até 2024.