Orçamento

Ministro Fernando Haddad nega mudanças da meta fiscal de 2024

Segundo o ministro, o orçamento do próximo ano está pronto há mais de 15 dias e será mantida a meta de zerar o déficit fiscal

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, negou, nesta terça-feira (29/8), que haverá mudança na meta de resultado fiscal de 2024. Ao deixar o ministério para reunião entre o presidente Luiz Inacio Lula da Silva e a equipe econômica, ele disse que o orçamento do próximo ano já está pronto há mais de quinze dias, mesmo antes de sua viagem para a África do Sul.

“O orçamento está indo (para o Congresso) e está equilibrado, com receitas primárias iguais as despesas primárias”, disse o ministro, indicando que o Projeto de Lei Orçamentária manterá a promessa feita pelo governo de zerar o saldo negativo nas contas públicas no próximo ano.

Segundo o ministro, a peça orçamentária esta pronta desde antes da viagem do presidente para a África, faltando apenas a redação dos parâmetros e dados das medidas fiscais que embasam o orçamento.

Nesta terça-feira, surgiram rumores de que a reunião desta tarde atenderia o pleito de alguns ministros para que o governo alterasse a meta de resultado para um déficit entre 0,5% ou 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB), o que o ministro negou. Participam da reunião com o presidente Lula, além de Haddad, as ministras do Planejamento, Simone Tebet, e da Gestão, Esther Dweck.

 

Reportagem: Edla Lula