Em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Correio Braziliense realiza a 3ª edição do CB Fórum Agro 4.0, voltado ao agronegócio. O evento ocorrerá na próxima quinta-feira (31/8), a partir das 14h30, e discutirá a importância da adoção de tecnologias no setor, além de apresentar iniciativas para promover a agricultura familiar. O evento contará com dois painéis e será transmitido ao vivo pelas redes sociais.
O fórum vai mostrar projetos inovadores escolhidos para receber suporte da ABDI. O presidente da agência, Igor Calvet, destaca a importância de debater sobre o uso de tecnologia do agronegócio. O especialista citou exemplos da atuação do órgão nesse setor, como a rastreabilidade de alimentos e conectividade em áreas rurais.
"A ABDI tem estado atenta às necessidades do agronegócio, desenvolvendo projetos de adoção e de difusão de tecnologias no campo. Também temos atuado com a agricultura familiar, conectividade de áreas rurais e data spaces para ajudar no desenvolvimento do agro brasileiro. Recentemente, iniciamos um projeto de rastreabilidade de alimentos, que vai garantir transparência e segurança em toda a cadeia produtiva para o consumidor. Nossa atuação, cada vez mais, tem foco na economia verde e na sustentabilidade", diz Calvet.
A abertura do evento contará com a participação da coordenadora geral substituta de Articulação para Inovação do Ministério da Agricultura e Pecuária, Carolina Saraiva, e do presidente da ABDI, Igor Calvet — que também fará o encerramento do fórum. O correspondente do Correio em Portugal, Vicente Nunes, e a jornalista Ana Maria Campos serão os moderadores do debate.
Confira a programação:
- Painel 1 - Cases de adoção de tecnologias 4.0 e potencialidade de difusão do Ecossistema de Inovação: Bruno Jorge Soares - Gerente da Unidade de Tecnologia da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); Isabela Gaya - Coordenadora do Programa de Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); Rodrigo Maule - Coordenador do Grupo de Políticas Públicas (GPP) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq); Marcos Ferronato - CEO da NetWord Agro; Kleberson Angelossi - Coordenador de Projetos de Inovação da Cooperativa Agroindustrial (Coopavel) e Rogério Moreira - Gerente executivo do SiDi.
- Painel 2 - Tecnologias digitais para o pequeno produtor rural/agricultura familiar: Rogério Mauro - Coordenador geral de Cooperativismo e Associativismo da Secretaria de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); Adriana Gregolin - Coordenadora de Projetos de Cooperação Internacional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO); Carlos Geraldo - Diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Tecnologia
Segundo o gerente executivo do SiDi, Rogério Moreira, o debate sobre a utilização de tecnologias no setor agrícola é ponto central das discussões atuais sobre o aprimoramento do agronegócio. Segundo ele, a integração das duas áreasé essencial para que seja possível desenvolver soluções eficazes e sutentáveis no ramo econômico.
"Enquanto os agricultores trazem a compreensão profunda das nuances do solo, do clima e das práticas agrícolas locais, as instituições como o SiDi oferecem a expertise tecnológica necessária para transformar esses insights em soluções inovadoras. A colaboração entre esses dois grupos resulta não apenas em produtos e serviços mais alinhados com as necessidades reais do campo, mas também em uma maior aceitação e adoção das tecnologias por parte dos agricultores", explica Moreira.
Para saber mais informações sobre o evento basta acessar este link.
Saiba Mais
-
Economia Ipea: maioria dos estados ganha com reforma tributária
-
Economia Brasil e Argentina conversam sobre novas garantias para exportações
-
Economia BC revela que uma única pessoa sacou R$ 2,8 milhões de dinheiro esquecido
-
Economia Banco Central: Inadimplência aumenta em empréstimos a empresas
-
Economia No Planalto, Lula assina medidas provisórias que taxam os muito ricos
-
Economia Etanol está mais vantajoso no DF e em outros seis estados, indica ANP