O presidente da BYD, Wang Chuanfu, lançará no começo de outubro a pedra fundamental da fábrica de carros elétricos e híbridos em Camaçari, região metropolitana de Salvador. O evento marcará o início das obras no complexo, que terá ainda uma fábrica de chassis de ônibus e caminhões elétricos e uma planta para beneficiamento de lítio e ferro fosfato, matérias-primas para a produção de baterias.
A expectativa é que, até a visita de Chuanfu, a empresa chinesa já tenha avançado na compra do complexo da Ford na cidade, por meio de negociação com o governo da Bahia, ou definido outro local para instalação das fábricas, ainda em Camaçari. Apesar de o acordo ainda não ter sido fechado, o cenário considerado mais provável é a utilização do complexo da Ford.
A fábrica de carros será a primeira unidade do complexo a iniciar suas obras. Inicialmente, a BYD deve produzir os modelos Dolphin, elétrico, e o Song, híbrido, com uma capacidade inicial para entregar 150 mil unidades ao ano. A linha de montagem será inspirada na fábrica de Changzhou, China, e a BYD quer levar pelo menos 100 brasileiros para aprender todos os processos de produção e atuar na fábrica da Bahia.
*O repórter viajou a convite da BYD
Saiba Mais
-
Economia Gripe aviária: Agricultura confirma mais um caso em ave silvestre; total sobe para 80
-
Economia Reforma Tributária pode coibir mercado de produtos ilegais
-
Economia Governo ainda busca explicações para o apagão
-
Economia Ibovespa registra pior sequência negativa da história
-
Economia Seguros de automóveis cresceram 12,38% no 1º semestre, indica Neurotech
-
Economia Na China, BYD lança Bao 5, SUV super-híbrido off-road