Shenzhen — A BYD lançou nesta quarta-feira (16/8) sua mais nova sub-marca de veículos de energia limpa, Fang Cheng Bao, e seu primeiro carro: o Bao 5, um SUV super-híbrido off-road. O anúncio foi feito na sede global da BYD, em Shenzhen, China, pelo seu presidente, Wang Chuanfu. Também foi apresentado o carro-conceito Super 8.
Segundo Chuanfu, a Fang Cheng Bao quer redefinir a experiência com veículos ao oferecer uma mistura sem paralelos de profissionalismo e personalização para usuários em todo o mundo, fomentando uma profunda "revolução" no mercado de veículos de energia limpa. Bao significa "leopardo".
- Montadoras de veículos anunciam investimentos bilionários no Brasil
- Salvador será "Vale do Silício" do Brasil, diz CEO da BYD
- Montadora líder na China investe na exportação de carros elétricos
A grande novidade do modelo é a plataforma DMO (Dual Mode Off-road), que será utilizada por toda a marca Fangcheng Bao. O motor Xiaoyun utilizado pelo Bao 5 entrega mais de 500kW de potência e uma tração de 32.000 N. A plataforma também utiliza uma tecnologia de controle inteligente do torque para diminuir o raio de curva para 3,4 metros.
Segundo a empresa, o SUV pode navegar sem esforço em terrenos pantanosos, montanhas, subidas íngremes e outros terrenos extremos. Além disso, por ser híbrido, o carro apresenta uma economia de combustível de 35% em comparação com outros veículos off-road movidos apenas a gasolina.
A nova marca da BYD terá como foco veículos off-road e esportivos, segmentos que são dominados, atualmente, por carros movidos a combustível fóssil. O Bao 5 começará a ser vendido em breve na China.
Já o carro-conceito Bao 8, ou Super 8, tem seu design inspirado em campos de batalha da ficção científica, com integração robusta e proteção para o motorista.
*O repórter viajou a convite da BYD
Saiba Mais