A inflação está afetando pessoas em todo o mundo, mas algumas estão sentindo mais intensamente do que outras. Os membros da Geração Z, formada por aqueles que nasceram entre o fim da década de 1990 e 2010, enfrentaram recentemente uma inflação nas alturas, juntamente com um mercado de trabalho que passa por um momento delicado, ainda em recuperação.
Na opinião do coordenador do Instituto de Finanças da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), Ahmed Sameer El Khatib, para esta geração, pode parecer que a disrupção é o novo normal e a inflação lá em cima é algo que faz parte de sua rotina. Esse cenário, porém, tem despertado preocupações nos mais jovens, que estão vivenciando pela primeira vez um aumento generalizado dos preços que não vem acompanhado de aumentos dos salários ou de sua renda.
- Queda da inflação aumenta aposta em corte maior dos juros
- Focus: Mercado revisa inflação de 2023 para baixo
- Inflação desacelera e aumenta expectativa de queda dos juros
“A Geração Z é a primeira geração a ter crescido em uma economia globalizada e digitalizada, e muitos desses indivíduos têm uma compreensão mais abrangente da inflação e suas implicações”, disse El Khatib. Um fator que pode contribuir para a preparação financeira da Geração Z é o aumento da incerteza econômica e a instabilidade global, que podem ter levado muitos membros dessa geração a buscar soluções mais seguras e estáveis para seus recursos financeiros”, explicou.
Segundo o coordenador, os jovens tendem a ser mais conscientes do impacto ambiental e social de suas escolhas financeiras, e podem estar buscando opções mais responsáveis e sustentáveis para investir e gastar seu dinheiro. Além disso, “passaram pela pandemia da covid-19, recessão econômica e alta da inflação, preocupações que afetarão seu comportamento, inclusive de consumo.”
Perfis
Por outro lado, segundo El Khatib, é importante lembrar que as gerações são grupos complexos e as tendências de gasto podem variar amplamente entre indivíduos. Alguns membros da Geração Z no Brasil podem ter acesso a recursos financeiros mais estáveis e ainda assim escolher gastar dinheiro em coisas como viagens, entretenimento e tecnologia.
Outros, porém, podem precisar ser mais cuidadosos com suas despesas devido a questões financeiras mais precárias. Outro ponto é que a Geração Z é conhecida por ser mais consciente do impacto financeiro de suas escolhas de gastos, e alguns membros dessa geração podem estar procurando opções mais acessíveis ou financeiramente responsáveis (relacionados à sustentabilidade empresarial e ambiental, por exemplo).