RECEITA FEDERAL

Restituição do Imposto de Renda: 4º lote será pago nesta quinta; confira

O 4º lote de pagamento de restituição de imposto de renda será pago nesta quinta a cerca de 6,1 milhões de contribuintes

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada no momento da declaração de Imposto de Renda -  (crédito: Talita de Souza/CB/D.A.Press)
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada no momento da declaração de Imposto de Renda - (crédito: Talita de Souza/CB/D.A.Press)
Correio Braziliense
postado em 31/08/2023 00:51

A Receita Federal paga, nesta quinta-feira (31/8), o quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Serão contemplados  6.118.310 contribuintes, no valor total de crédito de R$ 7,5 bilhões. O pagamento é feito na conta bancária informada no momento do envio da declaração e pode ser feita via depósito ou PIX. 

Veja quem irá receber o lote

De acordo com a Receita Federal, receberão os valores a restituir:

  •  11.960 contribuintes são idosos acima de 80 anos,
  • 86.427 têm entre 60 e 79 anos,
  • 9.065 têm alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave,
  • 30.453 são contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
  • e, por fim, 219.288 brasileiros não possuem prioridade legal, mas receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou por ter optado receber a restituição via Pix.

Como consultar a restituição?

Para quem não receber os valores, é possível ver como está o processo de restituição. Talvez, o não recebimento não significa um problema e sim apenas que o contribuinte será encaixado nos próximos lotes.

Para realizar a consulta da restituição, basta acessar a página Consultar Restituição da Receita Federal (acesse aqui). É preciso informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento do contribuinte, além do ano de exercício, 2023.

Há também uma consulta detalhada, por meio do login com senha no site do governo. A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode fazer a retificação, corrigindo as informações que, porventura, estejam equivocadas. 

Também é possível usar o aplicativo da Receita para smartphones ou tablets para realizar a consulta. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado ou por exemplo a conta informada foi desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br