CB.AGRO

ABDI e Desenvolvimento Agrário estudam plataforma para pequeno produtor

Iniciativa ainda não tem previsão para ficar pronta. Objetivo é auxiliar produtor na tomada de decisões no dia a dia

Isabela Gaya, analista de Produtividade e Inovação da ABDI e coordenadora do programa Agro 4.0, foi entrevistada pelo jornalista Roberto Fonseca no programa CB.Agro desta sexta-feira -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Isabela Gaya, analista de Produtividade e Inovação da ABDI e coordenadora do programa Agro 4.0, foi entrevistada pelo jornalista Roberto Fonseca no programa CB.Agro desta sexta-feira - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Raphael Pati*
postado em 25/08/2023 17:45 / atualizado em 25/08/2023 17:48

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário se uniram para desenvolver um programa para smartphones que deve auxiliar o pequeno produtor na tomada de decisões diárias. A informação foi adiantada pela analista de Produtividade e Inovação da ABDI e coordenadora do programa Agro 4.0, Isabela Gaya, em entrevista ao jornalista Roberto Fonseca, durante o programa CB.Agro, uma parceria do Correio com a TV Brasília, nesta sexta-feira (25/8).

Segundo Isabela Gaya, a plataforma terá a contribuição de cooperativas e associações e deve focar nos serviços digitais para superar os desafios que envolvem a agricultura familiar. "Esses desafios do próprio produtor e agricultura familiar envolvem questões de clima, de praga, de visibilidade, de formação de preço, de agregação de valor, de aumento de poder de barganha, então todas essas questões são questões que a própria tecnologia pode ajudar a agricultura familiar", disse a coordenadora.

Dos mais de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários registrados no país, cerca de 80% são voltados à agricultura familiar. Por conta desse número expressivo, a ABDI entende que um programa que auxilie os produtores pode ser benéfico no estímulo a essa categoria. “A gente entende que, junto às cooperativas, às associações, que eles possam nos ajudar nesse processo de disseminação, junto à agricultura familiar, que é tão importante, também”, completa.

Desafios

Mesmo com a ideia em discussão, alguns desafios podem atrapalhar a execução do novo software. O principal exemplo é a falta de conectividade no campo. A coordenadora do programa Agro 4.0 lembrou que 70% da área total do país ainda não possui conexão móvel.

Outro problema citado pela entrevistada é a qualificação técnica. “Não só do ponto de vista cultural, dos produtores rurais, de conhecerem e entenderem de que forma que a tecnologia pode ajudar eles no processo produtivo, mas da qualificação técnica de quem está operando o dia-a-dia da fazenda, seja na máquina, seja com outros equipamentos que estão dentro do processo produtivo”, levantou, ainda, a coordenadora.

Para saber mais sobre as últimas inovações no campo, não perca a 3ª edição do CB Fórum Agro 4.0, que ocorre na próxima quinta-feira (31/8), a partir das 14h30. O evento será transmitido pelas redes sociais do Correio Braziliense.

* Estagiário sob a supervisão de Carlos Alexandre de Souza

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores através do e-mail: sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação