O Ministério das Relações Exteriores (MRE) emitiu uma nota, na noite desta sexta-feira (18/8), comemorando a retirada do embargo para a importação de frango e derivados de Santa Catarina, vigente há um mês.
"O governo brasileiro recebeu com satisfação a decisão do governo japonês de retirar a suspensão para importação de carne de frango, ovos e subprodutos provenientes do estado de Santa Catarina. A medida vale a partir desta sexta-feira. O anúncio representa a plena normalização do comércio do produto com aquele país", informou o comunicado do Itamaraty.
- Lula adia reforma ministerial; mudanças devem ficar para depois de viagem à Africa
- Randolfe: depoimento de hacker à CPMI pode indiciar Bolsonaro em 4 crimes
De acordo com a pasta, a suspensão temporária das importações ocorreu em 17 de julho, após o estado de Santa Catarina confirmar um foco de gripe aviária em granja de subsistência no município de Maracajá.
O “status” sanitário do Brasil continua inalterado como livre da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em granjas comerciais, de acordo com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
O Brasil exportou 4,8 milhões de toneladas de frango em 2022, recorde histórico, e é líder nas exportações de frango para o mundo, respondendo por 35% do mercado global, informou o MRE.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.