INDÚSTRIA

Montadora líder na China investe na exportação de carros elétricos

Fábrica no Brasil será a segunda fora da China, e uma terceira deve ser anunciada em breve, segundo a CEO da BYD para as Américas, Stella Li

CEO da BYD para as Américas, Stella Li, em jantar com jornalistas da América Latina da sede da empresa chinesa em Shenzhen, China -  (crédito: Victor Correia/CB/D.A Press)
CEO da BYD para as Américas, Stella Li, em jantar com jornalistas da América Latina da sede da empresa chinesa em Shenzhen, China - (crédito: Victor Correia/CB/D.A Press)
Victor Correia
postado em 15/08/2023 21:59

Shenzhen - A chinesa BYD, líder no mercado de carros do país asiático, investe pesadamente na expansão de suas fábricas automotivas no exterior. Em conversa com jornalistas nesta quarta-feira (14/8), a CEO da companhia para as Américas, Stella Li, explicou que a empresa deve anunciar em breve a sua terceira fábrica para produção de carros elétricos fora da China, e estuda a abertura de uma segunda linha de produção na América Latina. A primeira foi anunciada no início de julho, em Camaçari, região metropolitana de Salvador.

Ganhando destaque no mercado de carros elétricos e híbridos, a BYD se define como uma greentech, produzindo desde painéis solares e baterias para armazenamento de energia limpa, até todos os tipos de veículos movidos a eletricidade, incluindo veículos de passeio, ônibus, trens e caminhões.

“No Brasil, dois meses atrás, nós anunciamos oficialmente um enorme investimento na produção de veículos elétricos e híbridos, em Salvador. E, muito em breve, vocês ouvirão o anúncio da terceira fábrica da BYD fora da China. Então, a BYD está investindo agressivamente no exterior para construir as nossas instalações. E, em outros países, da América Latina, estamos já buscando o segundo local para fabricação”, explicou a CEO, que também ocupa o cargo de vice-presidente global da empresa, a jornalistas.

No momento, a fabricação dos carros elétricos e híbridos – a companhia foi a primeira a parar, no ano passado, de produzir modelos completamente a combustão – está concentrada na China, mas isso mudará em breve. Na Tailândia, uma fábrica já em instalação deve iniciar as atividades ainda neste ano. A de Salvador, por sua vez, pode estar operacional já em 2024. A terceira fábrica ainda está em negociação. A Índia recusou uma proposta para investimento de US$ 1 bilhão, algo em torno de R$ 5 bilhões. Segundo um oficial indiano, em entrevista ao jornal Economic Times, a recusa seria motivada por desconfiança em relação aos investimentos chineses.

  • Fábrica no Brasil será a segunda fora da China, e uma terceira deve ser anunciada em breve, segundo a CEO da BYD para as Américas, Stella Li Victor Correia/ CB/D.A Press
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Líder em veículos de energia limpa

Globalmente, a BYD reúne mais de 600 mil funcionários, sendo 90 mil deles na área de Pesquisa e Desenvolvimento. Em média, a chinesa solicita 19 patentes por dia, e obtém 15. A BYD é a líder na venda de carros na China, superando em 2023 a Volkswagen, e é a líder mundial na venda de carros híbridos e elétricos somados.

Além da produção de veículos de passeio, outro destaque da empresa são os ônibus, com 90 mil unidades entregues em todo o mundo. No Brasil, são 89, em operação em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Fortaleza, região metropolitana de Salvador, Vitória, Campinas, Curitiba, Maringá, São José dos Campos, Santos, Guarujá, Diadema, Mauá e Santo André. Os chassis para ônibus também serão produzidos em Salvador.

*O repórter viajou a convite da BYD

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