TECNOLOGIA

Drex é o novo nome do Real Digital, anuncia Banco Central

A moeda está em fase de testes e tem previsão de lançamento para o final de 2024

Francisco Artur
postado em 07/08/2023 15:57 / atualizado em 08/08/2023 09:11
 Banco Central lança a marca da moeda digital, o Drex
     -  (crédito: Divulgação/Banco Central)
Banco Central lança a marca da moeda digital, o Drex - (crédito: Divulgação/Banco Central)

Drex. Esse será o novo nome do Real Digital, a partir desta segunda-feira (7/8), conforme anunciou o Banco Central, em comunicado enviado à imprensa. Ainda em fase de testes, o Drex terá o objetivo de proporcionar trocas comerciais por meio de um ambiente digital.

De acordo com o BC, a ideia do então Real Digital é propiciar regulação e segurança à geração de novos negócios. A instituição monenetária completa que o Drex vai democratizar os benefícios da digitalização da economia. 

O nome Drex, segundo o BC, se deu porque a combinação de letras forma uma palavra com sonoridade forte e moderna: "D" e "R" fazem alusão ao Real Digital; o "E" vem de eletrônico e o "X" passa a ideia de modernidade e de conexão. 

Antigo Real Digital, o Drex é uma iniciativa do BC de digitalizar as transações financeiras. A ideia surgiu e foi anunciada pela autarquia em 2020, após o sucesso da implantação do Pix como meio de pagamentos. 

As operações do Drex funcionará por meio do sistema blockchain, um mecanismo de banco de dados que permite o compartilhamento de informações. O Blockchain, sistema onde vai operar o Drex, armazena os dados em blocos interligados em uma cadeia. 

Por enquanto, o projeto piloto para implantação do Drex conta com a participação de 14 instituições financeiras de médio e grande porte. A moeda tem previsão de lançamento para o final de 2024.

Tags

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação