O Ibovespa, principal indicador dos negócios na Bolsa de São Paulo (B3), segue em ritmo de alta nesta semana. Um dia após atingir o maior patamar desde agosto de 2021, a bolsa brasileira encerrou a sessão desta terça-feira (25/7) com mais um resultado positivo, de 0,55%, e alcançou os 122 mil pontos.
Em paralelo, o dólar voltou a subir, após chegar ao menor valor frente ao real desde o mês de abril do ano passado. Ao fim do dia, o câmbio da moeda norte-americana encerrou cotado a R$ 4,75, com uma valorização de 0,36%. Para o assessor de investimentos, Carlos Oliveira, a expectativa é que o dólar volte a subir, com a tendência de queda na taxa de juros na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) na semana que vem.
“Além disso, a inflação virou uma ‘commodity’ também. Não é mais como no passado, em que se resumia a má gestão de um ou outro país, como na Argentina e na Venezuela. A inflação está como uma inflação que está passando sem remédio. Eu espero que passe, mas vai sempre incomodar, pois parte dela não é mais controle interno”, avalia o assessor.
- Ibovespa alcança 121 mil pontos e atinge maior patamar em quase dois anos
- Depreciação acelerada pode ter impacto fiscal de R$ 15 bi em 2024, diz Haddad
- IPCA-15: prévia da inflação indica nova queda de preços em julho
Os principais destaques do Ibovespa nesta terça foram as ações da Vale, da EzTec e do Magazine Luiza, que puxaram os ganhos da Bolsa hoje. Os papéis da mineradora (VALE3) chegaram a operar em alta acima de 4% e encerraram o dia com resultado positivo de 3,42%. Já EzTec e Magalu fecharam o pregão com altas de 6,95% e 2%, respectivamente.
As ações da Petrobras (PETR3 e PETR4) também tiveram um dia positivo, com os preços do petróleo no mercado internacional fechando em alta. Também houve divulgação do resultado da produção no Campo de Búzios, que atingiu 1 bilhão de barris de óleo em junho, no acumulado dos últimos cinco anos. Ao fim do dia, os papéis da empresa encerraram com altas de 1,79% e 2,31%, respectivamente.
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro