O Desenrola Brasil, programa federal de regularização de dívidas para pessoas físicas inadimplentes, entra em vigor nesta segunda-feira (17/7). Nesta primeira etapa, os bancos devem retirar da lista de negativados o nome de cada devedor cuja dívida seja de até R$ 100 de pessoas com renda de até dois salários mínimos, ou inscritas no Cadúnico do governo federal.
Esse processo vai ocorrer de forma automática por meio de um acordo entre o governo federal e as instituições financeiras. Ao retirar o nome de consumidores da lista de negativados, as pessoas poderão voltar a pregar crédito ou fazer contrato de aluguel, se não tiver outras restrições. O governo estima que cerca de 1,5 milhão de cidadãos serão beneficiados pela primeira fase do Desenrola.
Além disso, as instituições financeiras poderão começar a oferecer ofertas de renegociação para pessoas da faixa 2 — que têm renda mensal média acima de dois salários mínimos até R$ 20 mil.
Embora o programa abranja consumidores negativados, nem todos sabem que estão com o nome sujo na praça. Por isso, o Correio formulou um guia básico para orientar como saber se a pessoas está apta para participar do Desenrola.
- Entenda como funciona o Desenrola, programa do governo para negociar dívidas
- Primeira etapa do Programa Desenrola começa nesta segunda-feira
Site ou Aplicativo do Serasa
Por meio do site do Serasa, o consumidor deve acessar a página "Consultar CPF grátis". O segundo passo é realizar um cadastro e confirmar seu e-mail, caso ainda não tenha. Por fim, basta efetuar o login e senha e clicar em “Meu CPF”.
Ao seguir todos esses passos, a pessoa será direcionada a uma página em que será possível conferir as pendências e também saber outras informações sobre a dívida, como data de negativação, dados da empresa credora e valor pendente. Além do site, o Serasa também disponibiliza um aplicativo, que podem ser baixados tanto no Google Play quanto na App Store.
Site ou App do SPC Brasil
Outra opção para verificar se seu nome está sujo é por meio do site do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Para isso, entre no link e clique em acessar ou criar um acesso com o seu CPF.
Com o acesso criado, procure a seção “Consulte seu CPF” para checar se há registros de inadimplência em seu nome. Esse processo também pode ser feito pelo aplicativo do SPC Brasil disponível no Google Play e na Apple Store.
Site ou App da Boa Vista SCPC
No site Boa Vista SPC ou por meio do aplicativo “Boa Vista Consumidor Positivo” (disponível para download no Google Play e App Store), também é possível verificar se a pessoa possui alguma conta pendente que resulte na negativação do CPF.
O consumidor deve acessar a opção "Consulta de CPF", inserir o número do CPF e cadastrar dados adicionais. Logo após o login, já é disponibilizado se o nome do usuário está limpo na plataforma.