Divulgado semanalmente pelo Banco Central, o Boletim Focus desta segunda-feira (17/7) revelou um aumento na expectativa de analistas do mercado financeiro em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2023. Segundo o relatório, a nova projeção indica um crescimento de 2,24% na economia do país neste ano — o que significa um aumento de 0,05 p.p. na comparação com a previsão da última semana.
Também houve elevação nas expectativas para os próximos anos. Em 2024, o mercado prevê um crescimento de 1,30% — ante 1,28% da semana passada. Já para 2025 e 2026, as projeções para o PIB subiram e atingiram 1,88% e 1,90%, respectivamente.
- IBC-Br: prévia do PIB tem queda inesperada de 2,0% em maio
- CNI eleva previsão de crescimento do PIB deste ano de 1,2% para 2,1%
- Inflação cai 0,08% em junho em primeira queda do ano, diz IBGE
IPCA, dólar e Selic
Ao contrário do PIB, as projeções do mercado financeiro para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), para o câmbio do dólar e para a Taxa Básica de Juros Selic, neste ano, não sofreram mudanças.
Em relação à inflação medida pelo IPCA, a expectativa entre os analistas é que ela avance 4,95% em 2023. Já o dólar deve encerrar o ano no valor de R$ 5,00. Sobre a Selic, a projeção indica que, ano final do ano, a taxa deve recuar ao patamar de 12% ao ano.
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.