O Banco Central informou, nesta segunda-feira (10/7), que o número de transações diárias por Pix bateu recorde por dois dias seguidos. De acordo com o levantamento do BC, na quinta-feira da semana passada, foram 129,4 milhões em operações. Já na sexta-feira, foi registrado 134,8 milhões por meio do serviço.
Em nota, a instituição ressaltou o crescimento do Pix — que figura, atualmente, como a principal forma de pagamentos no país. “Os números reforçam a importância do PIX, meio de pagamentos disponibilizado à população brasileira em novembro de 2020, no funcionamento da economia nacional”, afirmou o BC.
- Pix é o meio que mais contribui com aumento da receita das empresas
- Banco Central informa que mais de R$ 7 bilhões podem ser resgatados
Segundo levantamento do Banco Central, junho registrou 2,86 bilhões de transações por Pix, maior número da série histórica desde a implementação do sistema, em novembro de 2020. Atualmente, mais de 405 milhões de contas estão cadastradas para a utilização do serviço.
O banco divulgou, em maio, resultados que indicavam que o sistema havia se tornado o principal instrumento de pagamentos do mercado, sendo responsável por 29% das transações. À época, o BC afirmou que o Pix foi responsável por um considerável aumento na quantidade de operações no sistema financeiro como um todo, envolvendo pessoas que nunca antes haviam realizado transferências.
Para 2024, a instituição informou que pretende implementar uma nova modalidade de Pix Automático, para viabilizar pagamentos recorrentes de forma automática, assim como já ocorre no sistema de “débito automático”.
*Estagiário sob supervisão de Luana Patriolino
Saiba Mais
- Economia IPC-S fica estável na primeira semana de julho, aponta FGV
- Economia B3 e Nasdaq fecham parceria para desenvolver nova plataforma de clearing
- Economia Haddad: "Plano de Transição Ecológica pode ser grande marca do governo"
- Economia Haddad se encontra com Pacheco na terça para discutir reforma tributária
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.