Reforma Tributária

Haddad se encontra com Pacheco na terça para discutir reforma tributária

Segundo o ministro da Fazenda, o objetivo do encontro é dar celeridade ao processo no Senado, depois da aprovação do texto na Câmara dos Deputados na última semana

Rafaela Gonçalves
postado em 10/07/2023 13:47 / atualizado em 10/07/2023 13:48
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse, nesta segunda-feira (10/7), que fará uma reunião nesta terça-feira (11/7) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para tratar da tramitação da reforma tributária. Segundo o chefe da pasta, o objetivo do encontro é dar celeridade ao processo na Casa, depois da aprovação do texto na Câmara dos Deputados na última semana.

“Nós temos que concluir a tramitação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) no Senado, mas nós não vamos aguardar o final da tramitação para mandar para o Senado a segunda fase da reforma”, afirmou o chefe da equipe econômica, durante entrevista ao podcast O Assunto.

Haddad afirmou que a segunda etapa da reforma precisa tramitar no Congresso ao mesmo tempo que o projeto de Orçamento. "Do mesmo jeito que marco fiscal e PEC andaram juntos, o Orçamento terá de andar junto com a segunda fase. Para garantir as metas do marco fiscal, preciso que o Congresso aprecie essa segunda etapa junto com a peça orçamentária, que terá como pressuposto a aprovação dessas medidas pelo Congresso. Caso contrário, haverá restrição na peça orçamentária", explicou.

A reforma começa a tramitar no Senado no início de agosto e a articulação agora é pela definição do relator. Parlamentares já se preparam para solicitar alterações no texto, como a composição do Conselho Federativo, colegiado que será responsável por gerir o novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação