ENDIVIDAMENTO

Quase metade dos bares e restaurantes estão com dívidas atrasadas

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abras) também mostra que 21% das empresas operam no prejuízo

Raphael Pati*
postado em 07/07/2023 16:58 / atualizado em 07/07/2023 16:58
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

Uma pesquisa conduzida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abras) revela que uma parcela alta de empresas do setor enfrenta atrasos no pagamento de compromissos financeiros. Segundo o levantamento, 42% dos estabelecimentos estão com dívidas vencidas com impostos, fornecedores ou serviços públicos. A pesquisa foi realizada com 2.615 empresários, entre 24 e 31 de junho.

Entre as empresas que têm pendências financeiras, 80% devem impostos federais, como Imposto de Renda, PIS/Cofins ou parcelas do Simples; e 53% têm dívidas relacionadas a impostos estaduais, como o ICMS. Além disso, 35% contraíram dívidas com encargos trabalhistas; 26% com taxas municipais; 26% com serviços de água/luz/gás/telefonia; 22% têm débitos com fornecedores de insumos; e 19% estão com o aluguel atrasado.

Sem pessimismo

Mesmo com os números evidenciando uma realidade negativa para o setor, o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, diz estar confiante com a retomada do crescimento dos bares e restaurantes, com a inclusão de uma alíquota especial para essas empresas na reforma tributária. “É uma grande vitória para os bares e restaurantes", destacou.

*Estagiário sob a supervisão de Mariana Niederauer

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação