Economistas do mercado financeiro reduziram, mais uma vez, as estimativas para a inflação deste ano. Segundo os dados do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, nesta segunda-feira (3/7), a projeção para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2023, que mede a inflação oficial, passou de 5,06% para 4,98%. Para 2024, a projeção também caiu, de 3,98% para 3,92%. Já para 2025, as perspectivas foram reduzidas de 3,80% para 3,60%.
- BC: Copom sinaliza corte de juros em agosto, se inflação continuar caindo
- Campos Neto se defende de divergência entre ata e comunicado do Copom
- Haddad sobre ata do Copom: "Ficou claro que estamos no caminho certo"
Com as estimativas da inflação caindo, os analistas reduziram as projeções para a taxa básica de juros (Selic) de 12,25% para 12%, em 2023. A previsão para 2024 continuou em 9,5% e a de 2025 foi mantida em 9%. A de 2026 teve um recuo de 8,75% para 8,63.
As revisões vieram após a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) afirmar que, se a inflação continuar caindo, há espaço para corte de juros em agosto.
A avaliação predominante entre os membros do colegiado, responsável por fixar os juros básicos da economia, é de que a continuidade da queda da inflação, e seu impacto sobre as expectativas, pode possibilitar uma queda dos juros na próxima reunião, marcada para o início de agosto.
Saiba Mais
- Economia Governo anuncia Plano Safra de R$ 364,22 bi para agricultura empresarial
- Economia Lula lança Plano Safra e diz que governo não tem viés ideológico com agro
- Economia Espaço para ciclo de baixa dos juros se ampliou, dizem analistas
- Economia Banco Central projeta deflação em junho e revisa PIB de 2023 para cima
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.