Fazenda

Governo estuda negociar títulos no Brasil e no exterior ao mesmo tempo

Grupo de trabalho (GT) foi criado para analisar a viabilidade da venda de títulos públicos nos mercados interno e internacional, simultaneamente. Anúncio foi feito hoje (16/6) pelo governo

O Ministério da Fazenda anunciou, nesta manhã (16/6), a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para estudar a possibilidade de negociação de títulos da dívida pública simultaneamente no Brasil e no mercado internacional. Segundo portaria assinada ontem (15), o grupo será integrado por representantes da Fazenda, do Banco Central (BC) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

De acordo com a nota do ministério, a ideia é negociar os títulos da dívida interna por meio de um Depositário Central Internacional (DCI), trazendo novos investidores para o mercado de títulos da dívida interna brasileira e ampliando a distribuição da dívida entre os diversos grupos.

Benefícios para o mercado

“Com tal iniciativa, espera-se ampliar o acesso dos investidores não residentes ao mercado de títulos públicos, gerando benefícios significativos para o mercado financeiro nacional, tais como o aumento da liquidez, a redução de custos e a maior atratividade dos títulos públicos para investidores em geral”, diz a nota.

O Grupo de Trabalho terá a duração de 120 dias, prorrogáveis por igual período, e realizará a análise da viabilidade técnica e a eventual proposição de medidas operacionais e alterações de legislação necessárias para a adoção de um DCI.

Saiba Mais