A reforma tributária e seus efeitos na indústria estarão em discussão no Correio Debate, na semana que vem. Em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), o evento será realizado em 20 de junho. Para fomentar a discussão acerca dos tributos aplicados no Brasil e a indústria como motor do crescimento, o Correio Braziliense contará com especialistas e autoridades públicas para abordar a temática de forma detalhada. Aspectos como emprego, renda e a nova economia do país serão apresentados no evento.
O evento contará com a mediação dos jornalistas Vicente Nunes e Denise Rothenburg e será composto por três painéis. A programação do Correio Debate conta com uma abertura, sobre a indústria como motor do crescimento. O primeiro painel vai debater "Como a reforma tributária pode contribuir para a reindustrialização do Brasil". Já o segundo painel vai abordar o "emprego, renda e tributação na indústria". O terceiro painel vai detalhar como são os desafios e oportunidades no mercado de trabalho, dentro da tributação.
- Conta de luz ficará mais barata com mercado livre de energia elétrica
- Queda no preço de automóveis não contempla todo o mercado
O encerramento será focado no Congresso e a importância da reforma tributária. Entre os palestrantes estarão o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), chefe do Grupo de Trabalho sobre Reforma Tributária da Câmara; Bernard Appy, secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda; Andrea Macera, secretária de Competitividade e Política Regulatória do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; José Luiz Oreiro, economista e professor da Universidade de Brasília; e Sérgio Nobre, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Crescimento econômico
Para Wagner Pinheiro, superintendente executivo do Conselho do Sesi, "a reforma tributária em discussão no Congresso é de fundamental importância para o país". Pinheiro lembrou que, de acordo o Ministério da Fazenda, "ela poderá alavancar o crescimento econômico e aumentar em até 20% o Produto Interno Bruto (PIB) potencial ao longo dos próximos 10 anos, e deverá trazer maior justiça social, cobrando menos da classe trabalhadora e dos mais pobres", afirmou.
"O Conselho do Sesi considera a parceria com o Correio da maior relevância, pois levará pessoas do mundo econômico e político para debater temas de fundamental importância para a população brasileira", explicou sobre a expectativa para o evento. O evento poderá ser acompanhado pelas redes sociais do Correio Braziliense.