Em sua primeira missão na América Latina, Olivier Becht, ministro-delegado encarregado do Comércio Exterior, da Atratividade e dos Franceses no Exterior, reuniu-se nesta segunda-feira (5/6) com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Segundo o governo francês, o país é um importante parceiro “do ponto de vista econômico”.
O encontro, que contou ainda com a presença de empresários franceses e da embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, teve como objetivo retomar as tratativas dos dois países nas áreas ligadas à pasta de Minas e Energia, e mostrar as potencialidades do Brasil aos franceses.
O presidente da França, Emmanuel Macron, confirmou por meio das redes sociais no sábado (3) a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Paris. Em resposta, o petista agradeceu o convite e destacou o retorno da diplomacia brasileira.
- Macron confirma visita de Lula a Paris no final de junho
- "Estamos retomando a parceria", diz Lula após encontro com Macron, no G7
- Foz do Amazonas: Petrobras quantificará créditos de carbono em manguezais
“É uma alegria receber o ministro e a embaixadora para restabelecer essa interlocução próxima que o Brasil sempre teve com a França. O presidente Lula destacou por diversas vezes a importância de a gente se aproximar do mundo, em especial daqueles países mais próximos dos nossos primeiros governos”, afirmou o ministro Alexandre Silveira. O governo francês, por sua vez, destacou que "o Brasil é o segundo destino do investimento estrangeiro direto francês entre os países classificados como emergentes".
Grupo de trabalho bilateral
Silveira comentou ainda, na reunião, sobre a criação de um grupo de trabalho bilateral. “Vamos estabelecer um grupo permanente de trabalho para promover parcerias formais entre Brasil e França, em especial para que as empresas encontrem terreno fértil para investir no país. Toda a equipe do nosso ministério está à disposição para que possamos iniciar os trabalhos o mais breve possível e trazer benefícios para os dois países, especialmente que possam trazer frutos sociais e ajudem a tirar parte do nosso povo da miséria”, afirmou.
Dentre as empresas presentes no encontro estavam Airbus, Airbus Helicopters, Aria Technologies, BNP Paribas, BpiFrance, BRICS Access, Dassault Systemes, Egis, Engie, Green Yellow, Lactalis, NGE Contracting, POMA SAS, Saint Gobain PAM Canalisations, Sergi Transformer Portector, Spare parts 3D, Systra France, Thales, Vicat, Waga Energy SA e MEDEF.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro