O número de turistas brasileiros em Portugal bateu recorde nos quatro primeiros meses deste ano, com aumento de 54% em relação ao mesmo período de 2022. Foram 320 mil visitantes, que também estão passando mais tempo no país europeu, com aumento de 47% no número de pernoites, contabilizando 765 mil. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE).
- Saiba quais são as 10 coisas que os portugueses odeiam nos brasileiros
- Ex-militar brasileiro é morto a tiros na frente da esposa grávida em Portugal
- Flávio Dino faz apelo a Portugal para que combata a xenofobia
Além da explosão no número de brasileiros, a quantidade de visitantes vindos dos vizinhos europeus também cresceu. Muitos deles, britânicos, espanhóis, italianos e irlandeses. Portugal obteve um recorde de visitas, com um aumento geral de 44% em relação ao ano anterior, totalizando 4,5 milhões de turistas.
“A estimativa é de que no verão europeu o número dispare ainda mais, já que as praias do Algarve são um dos destinos mais buscados nessa época”, analisa Maurício Gonçalves, advogado especialista em imigração e nacionalidade portuguesa há mais de duas décadas.
O profissional, do Canal Cidadania Portuguesa, que também reside no país, ainda complementa que a região do Algarve tem uma ampla variedade de praias. “Elas vão desde enseadas isoladas até extensas faixas de areia, atendendo a todos os gostos e preferências. Além disso, muitas praias do Algarve possuem bandeira azul, um selo de qualidade que garante a limpeza, segurança e infraestrutura adequada aos visitantes”, acrescenta.
Turismo estimula a economia portuguesa
O crescimento do turismo também vem impulsionando a economia portuguesa. Com relação ao mesmo período no ano passado, houve um aumento de 2,5% no Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano, conforme informou o INE.
Apesar dos números positivos, o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, tem ressaltado que os benefícios da recuperação econômica ainda não estão sendo sentidos pela maioria da população. No entanto, os indicadores econômicos favoráveis, como a redução da inflação e da taxa de desemprego, mostram uma melhora gradual da situação econômica do país.
“Com o aumento do número de turistas brasileiros em Portugal, é evidente o interesse crescente dos brasileiros em explorar as belezas e oportunidades oferecidas pelo país. Essa tendência fortalece a relação entre Brasil e Portugal, além de impulsionar a economia e o setor do turismo em ambos os países”, conclui Maurício.
Saiba Mais
- Política Barroso: Brasil ainda está convalescendo, mas democracia venceu
- Mundo Ex-militar brasileiro é morto a tiros na frente da esposa grávida em Portugal
- Mundo Espanha registra mais de 44 °C na primeira onda de calor do verão
- Economia Presidente da Febraban: juros altos são consequência de problemas na economia
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.