O diretor de Regulação do Banco Central (BC), Otávio Damaso, disse durante a 4° Live do BC que o Open Finance, ecossistema criado pelo BC para compartilhamento de informações no sistema financeiro, já permite melhor acesso ao crédito e redução de custos.
Segundo Damaso, o custo de crédito envolve outros aspectos, "como garantia, oferta e demanda e outros pontos que batem em aspectos que não posso comentar hoje porque envolve política monetária". “Mas com certeza o Open Finance está permitindo mais crédito com condições melhores”, disse.
- Open finance atrai novos consumidores e atinge 9% de quem tem conta bancária
- Open Finance: 60% dos brasileiros desconhecem o sistema financeiro aberto
- Open Finance é prioridade do BC, diz diretor de regulação; entenda o sistema
Segundo Damaso, nas conversas regulares que o BC mantém com as instituições financeiras, sempre surgem dúvidas sobre como são utilizadas as informações obtidas por meio do Open Finance. "É surpreendente como os dados já estão sendo usados, inclusive para empréstimos", disse ele.
O diretor disse ainda que a portabilidade de empréstimos deve ser apoiada pelo Open Finance. Em entrevista ao Broadcast/Estadão, o diretor de Organização de Sistemas e Soluções Financeiras do BC, Renato Gomes, já assumiu que o BC está trabalhando para melhorar a portabilidade da dívida por meio do ecossistema.
“É muito comum em mercados maduros, principalmente na Europa e nos EUA. As condições vão mudando e as pessoas vão portando créditos pelas instituições financeiras, para aproveitar condições melhores, seja em volume de crédito ou taxa de juros”, ressaltou.
Open Finance na agenda do BC
Segundo Damaso, o Open Finance é uma das principais agendas do Banco Central. “Naturalmente isso faz parte da agenda do Banco Central. É uma agenda que visa ter um sistema financeiro cada vez mais competitivo, cada vez mais eficiente, cada vez mais inclusivo e com foco em sustentabilidade, que é um ponto super importante na nossa agenda”, afirmou. Ele pontuou que outros projetos também fazem parte da agenda, como o Pix, real digital que ainda está em desenvolvimento.
O diretor do BC explica que através do Open Finance, o consumidor vai poder compartilhar seus dados com outras instituições financeiras, ou instituições de pagamento, para conseguir melhores condições em serviços e produtos financeiros. “Ele é um processo que vai entregar muitos benefícios para a sociedade, muitos benefícios para o consumidor. Ele é um empoderamento do cidadão, um empoderamento do consumidor de serviço financeiro. O consumidor de serviços financeiros com o Open Finance, vai ser dono dos seus dados, do seu histórico de vida financeira”, disse.
Saiba Mais
- Educação básica Rainha da Holanda debate educação financeira com estudantes do DF
- Economia Quem é o filho de George Soros que vai assumir império de US$ 25 bilhões
- Brasil Congresso discutirá políticas públicas virtuais e regulação da internet
- Economia BC informa que Pix Automático deve ser lançado em abril de 2024
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.